A mexicana Fátima Bosch, de 25 anos, recebeu a coroa do Miss Universo 2025 nesta sexta-feira (21), em uma cerimônia realizada em Bangkok, na Tailândia. A vitória marca a quarta conquista do país na história do concurso e ocorre após semanas de polêmica envolvendo a Miss e um dos organizadores do evento.

Continua depois da publicidade

Durante uma transmissão ao vivo no início de novembro, o executivo tailandês, Nawat Itsaragrisil a condenou por não publicar muitos conteúdos sobre a Tailândia.

Veja fotos da Miss Universo 2025

Entenda a polêmica por trás da vitória

No início de novembro, Fátimas Bosch foi alvo de insultos de Nawat Itsaragrisil, responsável pela organização do Miss Universo neste ano. Em uma transmissão que aconteceu no dia 4 deste mês, o tailandês chamou a candidata de “estúpida” por, segundo ele, não publicar conteúdo suficiente sobre a Tailândia nas redes sociais.

O episódio ganhou repercussão internacional quando o organizador ordenou que a segurança interviesse, levando Bosch a deixar o local da transmissão, acompanhada pela Miss Iraque. As outras participantes se levantaram em protesto, mas Nawat Itsaragrisil disse que “quem quisesse continuar”, deveria permanecer sentado.

Após o incidente, Bosch declarou à imprensa que acreditava que o que o tailandês fez foi algo desrespeitoso.

Continua depois da publicidade

— Somos mulheres empoderadas e esta é uma plataforma para a nossa voz — disse a Miss.

A Organização Miss Universo condenou publicamente a atitude de Nawat, classificando-a como “agressão pública” e anunciou que seu papel seria limitado. Em meio ao ocorrido, dois jurados renunciaram, incluindo o músico franco-libanês Omar Harfouch, que acusou a organização de manipulação na escolha das finalistas.

Miss Brasil ficou no top 30

A brasileira Maria Gabriela Lacerda chegou ao Top 30 da competição e parabenizou a vencedora em uma publicação em sua rede social. Na postagem, a Miss Brasil afirma que o prêmio foi merecido.

“Temos a Miss Universo! Que Deus a abençoe a cada passo e que você continue inspirando milhões de mulheres em todo o mundo com sua voz e autenticidade! Viva o México”, escreveu a brasileira.

Apesar de expressar sentimentos positivos sobre a vitória da Mexicana, o público brasileiro não se manifestou da mesma forma nos comentários da publicação.

Continua depois da publicidade

“Compraram de novo, Júlia? Igual em 2020 quando era pra vc ser a Miss Universe?”, publicou um internauta.

“Uau que coincidência deram o título pra miss da polêmica”, escreveu outra pessoa nos comentários, se referindo aos insultos que a mexicana recebeu de um dos organizadores.

Veja publicação da brasileira na íntegra

*Com informações do g1 e da BBC