Com 21 mortes causadas pela dengue, Santa Catarina recebeu a visita do Ministério da Saúde entre a última terça (12) e esta quinta-feira (14). O objetivo da pasta é auxiliar nas atividades de enfrentamento diante do cenário de transmissão da doença. As ações aconteceram em Joinville e contaram com a participação de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do município.
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
O plano de trabalho do grupo foi avaliar, principalmente, os diversos pontos da rede de assistência para dengue e fazer recomendações para evitar mais casos graves e óbitos pela doença, na cidade e região.
De acordo com João Augusto Brancher Fuck, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o momento exige troca de conhecimento para evitar mortes por dengue. Já a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, sempre é necessário avaliar o que precisa ser melhorado.
Continua depois da publicidade
— Sair das ‘nossas caixinhas’ para buscar a integração com outras áreas. Em conjunto com os municípios, podemos qualificar, cada vez mais, as ações de enfrentamento à dengue — afirma.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi, também reforça que é necessário intensificar as ações de controle do mosquito Aedes aegypti.
— Com o controle do vetor, vamos reduzir os casos positivos e por meio do manejo adequado vamos diminuir os casos graves, desde a atenção primária até as unidades de internação — ressalta.
Dengue em SC
Santa Catarina tem 21 mortes por dengue confirmadas em 2024. Além delas, outras 12 estão em investigação. A cidade com mais óbitos é Joinville, que soma 11. No estado, são 15,3 mil casos confirmados.
Continua depois da publicidade
Já o número de casos prováveis de dengue aumentou 387,02% nos primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, em Santa Catarina, chegando a 49.920 casos. Ao todo, 236 cidades catarinenses já registraram casos da doença. Os dados são do relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), atualizados diariamente.
Só na última semana, foram registradas quatro mortes por dengue. Agora, o Estado já soma 19 mortes confirmadas pela doença:
- Araquari: 1
- Indaial: 1
- Itajaí: 3
- Itapiranga: 1
- Joinville: 11
- Navegantes: 1
- São Francisco do Sul: 1
O boletim ainda não levou em conta o óbito registrado em Florianópolis, que foi confirmado pela prefeitura na quarta-feira (13). Conforme a DIVE, oito mortes ainda estão sendo investigadas pelas secretarias municipais de Saúde, em Joinville, Itapoá, Palmitos, Pedras Grandes, São José, Tijucas, Tubarão e Xaxim.
Como se prevenir
- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie completamente sem deixar poças de água;
- Mantenha lagos e tanques limpos, ou crie peixes que se alimentem de larvas;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de animais de estimação, ao menos uma vez por semana;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Torcedores viajam de barco para assistir as partidas do Joinville na Arena: “Paixão”
Unidade do Starbucks encerra atividades após disputa judicial com shopping de Joinville
Lixão a céu aberto tem mau cheiro, vira criadouro da dengue e preocupa moradores de Joinville