O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visitou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Com foco em agroecologia, segurança alimentar e sustentabilidade, o ministro visitou unidades da UFSC nesta quarta-feira (3).

Continua depois da publicidade

Para o ministro, as universidades desempenham um papel fundamental para levar o conhecimento às comunidades. O objetivo, segundo Wellington Dias, é fortalecer a relação, expandir os projetos de extensão para Santa Catarina e para o Brasil.

Por volta das 8h, o ministro visitou o Sítio Florbela, palco de experiências de produção agroecológica, no bairro Ribeirão da Ilha. Em seguida, Wellington Dias foi até a Fazenda Experimental da Ressacada, no bairro Tapera, para ver projetos voltados à biodiversidade. Por fim, o ministro presenciou apresentações de enfrentamento da crise climática e falou sobre a desiguldade no Brasil. Ao final do encontro, Wellington Dias afirmou que teve as “esperanças renovadas” após encontrar tantas pessoas que “lutam por soluções para os problemas sociais”.

Entre os principais pontos do encontro, foram destaque:

  • Aquisição de alimentos pela UFSC e outras universidades;
  • Restauração da biodiversidade na Tapera; e
  • Desigualdades no Brasil.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da visita do ministro à UFSC

Aquisição de alimentos pela UFSC

Wellington Dias aproveitou para destacar a importância da área com foco na floresta produtiva, alinhada à Declaração de Belém na COP30, que planeja salvar a humanidade diante das mudanças climáticas.

O reitor Irineu Manoel de Souza destacou os desafios enfrentados pelas universidades públicas. Para ele, a missão das instituições vai além da formação de profissionais e da produção de conhecimento. Além disso, ressaltou que 50% dos estudantes da UFSC vêm de escolas públicas e alertou que a redução dos orçamentos das universidades tornou o funcionamento “impossível”. Assim, uma das soluções sugeridas pelo reitor foi de integrar as universidades ao programa de aquisição de alimentos.

— Essa iniciativa seria capaz de manter os estudantes nas universidades, reduzir a evasão e formar pessoas mais comprometidas com a sociedade — afirmou o reitor.

Restauração da biodiversidade na Tapera

Chegando na fazenda na Tapera, a universidade apresentou um modelo implantado há 10 anos que funciona como uma resposta crucial para a mudança climática. O modelo de pastagens, segundo a instituição, eleva a produtividade e a biodiversidade.

Continua depois da publicidade

Chamado Pastoreio Racional Voisin (PRV), o modelo é operado sem produtos químicos ou agrotóxicos. Além disso, ele funciona “sem mexer no solo”, segundo especialistas. No sistema PRV, o solo se mantém protegido e os teores de carbono orgânico são elevados.

Em uma pastagem gerida pelo PRV, é possível encontrar “mais de 50 espécies diferentes” em um metro quadrado, segundo especialistas. Para a UFSC, Santa Catarina, que é o estado brasileiro com a maior porcentagem de agricultura familiar, pode se beneficiar diretamente desta abordagem.

Desigualdades no Brasil e melhoras em SC

Ao final do encontro, o ministro celebrou os resultados na luta contra a fome. Além disso, ele incentivou a colaboração entre esferas do governo e as universidades em Santa Catarina. Um estudo em parceria com o Banco Mundial foi solicitado, com objetivo de entender quantos beneficiários de programas sociais estão migrando para a classe média.

Em relação ao Estado, o ministro propôs adaptar programas federais já existentes para melhorar a vida dos catarinenses. Ainda mais, novas propostas deverão ser encaminhadas a ele e aos ministros da pasta.

Continua depois da publicidade

Por fim, o ministro fez um agradecimento e falou positivamente sobre a UFSC.

— Quando percorro o Brasil e encontro pessoas como as que conheci aqui, que buscam soluções para os problemas sociais, minha esperança se renova — disse.

Visita de ministro à UFSC

A visita do ministro ocorreu em razão do Grupo de Trabalho da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, integrado pela UFSC. Wellington Dias, que preside a aliança, foi recepcionado por autoridades da UFSC, incluindo o reitor Irineu Manoel de Souza.

*Sob supervisão de Luana Amorim