Uma missa no próximo domingo (23) deve oficializar a instalação da nova Arquidiocese de Joinville, anunciada em novembro de 2024 pelo Papa Francisco. A celebração está marcada para às 15h na Catedral Arquidiocesana São Francisco Xavier, no Centro de Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Na celebração, ocorre a posse de Dom Francisco Carlos Bach como primeiro arcebispo, que estará à frente da nova Província Eclesiástica de Joinville, formada pelas dioceses sufragâneas de Rio do Sul e Blumenau. Os bispos de Rio do Sul, Dom Adalberto Donadelli Junior, e de Blumenau, Dom Rafael Bienarski, também participam da missa.
Durante a cerimônia, serão oficialmente apresentados os novos brasões da Arquidiocese de Joinville e do Arcebispo Dom Francisco Carlos Bach.
Continua depois da publicidade
Em 5 de novembro de 2024, foi anunciada a criação de duas novas arquidioceses em Santa Catarina. O título foi dado a Joinville e Chapecó, que deixaram de ser dioceses após reconhecimento do Papa Francisco. Uma arquidiocese, também chamada de província eclesiástica, é uma divisão administrativa que abrange dioceses vizinhas, assumindo essa posição devido ao seu tamanho ou relevância histórica.
Leia mais
SC ganha mais duas arquidioceses: “Reconhecimento do trabalho que é feito”
Praia “queridinha” dos surfistas ostenta qualidade da água há mais de três anos em SC
Por falta de água, Guaramirim anuncia racionamento por 18 horas