Josias Borchardt desapareceu após gravar e enviar um vídeo para a esposa falando sobre a situação da forte correnteza de um rio de Garuva, no Norte catarinense. O homem sumiu no final da tarde desta segunda-feira (3), quando tentava atravessar o trajeto, e ainda não foi localizado. Os bombeiros montaram uma estratégia de buscas na região.
Continua depois da publicidade
“Vou ter que me jogar na água”
No vídeo, amplamente compartilhado nas redes sociais, Josias mostra a situação da água em um rio na região de Garuva Acima.
“Olha, amor. Eu vou ter que me jogar na água pra cruzar aqui. Vou enrolar o celular numa sacola aqui e vou ter que cruzar, não tem jeito. Nem sei onde que eu tô, vou ter que dar uma olhada no GPS aqui”, disse no vídeo. Desde que enviou o registro à esposa, Josias não foi mais visto.
Veja fotos
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Daniel Eliseu Oliverio, o local onde Josias gravou o vídeo passava uma correnteza muito forte, mas não chegou a ser registrado como o fenômeno conhecido como cabeça d’água.
Buscas
Nesta terça-feira (4), equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina se mobilizaram para iniciar as buscas na região. A primeira equipe, de busca terrestre (BTR) — composta por três bombeiros militares, um bombeiro comunitário e um familiar de Josias —, iniciou a varredura da área onde o homem fez o vídeo, na divisa entre o Paraná e Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
De acordo com a corporação, essa busca se estendeu pelas margens do rio Quiriri e do rio Garrafão, indo até o rio São João, compreendendo uma área de três quilômetros de extensão.
A partir deste ponto, até a Pedra da Judite, as buscas foram realizadas por três bombeiros militares e três comunitários, com embarcação de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE). O segundo grupo navegou cerca de 20 quilômetros, até a localidade denominada “Marco do Siloca”, em São João a Baixo.
Apesar dos esforços, Josias ainda não foi encontrado. As buscas foram encerradas às 17h30min e devem ser retomadas nesta quarta-feira (5).





