Uma moradora de Blumenau virou o jogo e se tornou a rainha do pudim com uma receita que aprendeu na internet. Dona Glória Pitz Silva, de 62 anos, tinha uma loja de brinquedos, mas o negócio precisou fechar as portas. Até que um dia, navegando pelo Instagram, ela viu um curso sobre como preparar uma das sobremesas preferidas na mesa dos brasileiros. Aí não teve dúvidas.

Continua depois da publicidade

— Quando bati o olho, eu disse para mim mesma: “É isso que eu quero fazer” — conta.

Glória revela que nunca tinha feito um pudim de leite na vida, muito menos sabia como preparar a calda de açúcar que dá o toque especial ao doce. Daquele dia em diante, foram seis meses de curso, com a família e os amigos servindo de degustadores para saber se ela estava no caminho certo.

— Lembro que minha mãe e irmã faziam pudim aos domingos, mas eu não. Testei, errei, ajustei, experimentei, sempre buscando deixar a receita cada vez mais perfeita: cremosa, sem furinhos e calda no ponto certo — afirma.

Os elogios surgiram e dona Glória passou a ver que havia, sim, uma chance de o pudim virar fonte de renda. Ela ainda lembra da primeira venda: foi para uma manicure, que escolheu um pudim de chocolate branco com calda de frutas vermelhas. Esse, inclusive, é o preferido da agora doceira.

Continua depois da publicidade

Mas o mais pedido mesmo é o pudim de leite tradicional. Ou, como dizem os mais antigos, o pudim de banho-maria, em referência à forma como a sobremesa é preparada.

— É uma receita que traz muitas memórias da casa da mãe e da avó — explica.

Hoje, dona Glória dedica as segundas e terças-feiras para preparar as caldas e conferir o estoque de insumos. Os pedidos mesmo começam a chegar a partir de quarta, mirando principalmente o fim de semana. São cerca de 90 pudins por mês. Tanto que precisou de geladeira e forno só para isso.

— Já são quase quatro anos produzindo pudins gourmet com muito amor, dedicação e carinho em cada detalhe. Mais do que uma renda extra, o pudim se tornou minha paixão. E uma fase difícil da minha vida se transformou em um recomeço que se chama “Amor perfeito pudim” — garante.

Confira fotos

Continua depois da publicidade