nsc
an

Local inusitado

Moradora de Joinville recebe vacina contra a Covid no glúteo e viraliza na internet

Vacina diferente chamou a atenção de milhares de pessoas nas redes sociais; segundo a prefeitura, aplicação na região causa menos dor

22/08/2021 - 17h19 - Atualizada em: 24/08/2021 - 09h07

Compartilhe

Por Luana Amorim
Laura tomou a primeira dose da vacina contra a Covid na sexta-feira (20)
Laura tomou a primeira dose da vacina contra a Covid na sexta-feira (20)
(Foto: )

Desde que a campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou em Santa Catarina, milhares de fotos de pessoas imunizadas circulam nas redes sociais. Seja com a agulha no braço ou com o cartãozinho na mão, o que importa é registrar o momento. Mas uma foto diferente viralizou na internet nos últimos dias: uma mulher recebendo o imunizante na região dos glúteos e não no braço, como o restante dos catarinenses.

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp 

A autora da foto, que já conta com mais de 9 mil curtidas no Twitter, é a doutoranda em engenharia mecânica e moradora de Joinville, Laura Braz. O registro do momento ocorreu na sexta-feira (20), quando ela tomou a primeira dose. 

— A vacina meio que virou um grande evento. Meu namorado foi junto comigo e tirou a foto. Depois, resolvi compartilhar porque era um momento que eu estava esperando muito — conta.

> Vacina da Covid no braço ou no glúteo? Entenda a diferença

Laura conta que o estranhamento pelo local escolhido para a aplicação da vacina partiu primeiro da família, que não mora em Joinville. Depois, quando viu no Twitter os comentários sobre o fato de a cidade aplicar a vacina no quadril, ela achou que seria interessante compartilhar a "prova" de que aquilo realmente acontecia.  

— No sábado eu vi que tinha gente que achava estranho o fato de aplicarem a vacina no quadril e, por isso, resolvi entrar na brincadeira para provar. Mas não achei que ia ter a repercussão que teve — diz surpresa.

Nas redes sociais, foram dezenas de comentários: "pelo menos o braço não parece que vai cair por 72h", disse um internauta; "eu achei que era lenda isso", comentou outro. 

Mas por que em Joinville o local da vacina é diferente? 

Em março, a prefeitura de Joinville publicou um vídeo nas redes sociais explicando sobre o porquê de a vacina contra a Covid-19 ser aplicada na região dos glúteos e não no braço. O motivo é que essa já é uma rotina estabelecida para aplicação de outras vacinas intramusculares. 

— O Ministério da Saúde orienta que a aplicação deve ser intramuscular, que pode ser no deltóide, que é o músculo do braço, ou no ventroglúteo, que é a região ao lado do glúteo. Como já é rotina de outras vacinas, nós optamos pelo ventroglúteo — explica Fabiana Almeida, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville. 

Ela salienta, ainda, que a aplicação na região causa menos dor e menos chances de reações. 

Leia também:

SC recebe 250 mil doses contra Covid nesta segunda; veja o que é D1 e D2

Indígena morta por Covid-19 em SC recusou vacina por conta da gravidez

SC segue com duas regiões em nível gravíssimo para Covid-19; veja quais

Colunistas