A fumaça e o estalo dos pedaços de madeira são cenas comuns na casa de Marcos e Taise. Nos dias de frio, o fogão a lenha é a principal solução para manter aquecida a moradia do casal, em Urupema, na Serra catarinense. A importância é tanta que o instrumento já é considerado parte da família.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
— Eu não sei viver em uma casa que não tenha um fogão a lenha. Para mim, é o aconchego da família. No inverno é tudo de bom: uma aguinha quente, um café, um chimarrão, um pinhão… Então, o fogão é como uma parte da família — conta a professora Taise de Souza de Andrade.
FOTOS: Regiões de SC amanhecem com temperaturas negativas e geada
Os dois moram na entrada da cidade que, neste sábado (20), marcou a menor temperatura de Santa Catarina: -5,34°C. Do lado de fora, o gelo se formou nos campos, na terra, em carros e até na água.
Continua depois da publicidade
Para se aquecer, o kit básico: além do fogão, casacos e café. Principalmente para encarar as tarefas diárias. Entre elas a de tirar o leite da vaca, que fica no quintal da casa.
— Nós pulamos cedo, umas 6h30min, independente do verão ou inverno, mesmo no frio. Mas nós nos acostumanos. Coloca bastante fogo no fogão, se agasalha bem e mete a cara no tempo — diz Marcos Aurélio Dias.

E é da vaquinha que vem outra bebida que também ajuda a espantar o frio durante o inverno: o camargo, leite que sai do animal e vai direto para a xícara.
— A vaquinha eu tenho há uns 30 a 40 dias e o leite é para consumo próprio. E é ótimo, porque é 100% saudável, diretinho da fonte e purinho — elogia.
Continua depois da publicidade
“Caçadora de neve” tenta ver fenômeno na Serra de SC pela quarta vez
SC registra 39 municípios abaixo de zero
Além de Urupema, outros 39 municípios registraram temperaturas abaixo de zero neste sábado (20), segundo a Epagri/Ciram. Em Urubici, por exemplo, os termômetros marcaram -5,01 °C.
A queda nas temperaturas no Estado ocorre por influência de uma massa de ar polar. Na noite de quinta-feira (18), nevou na Serra. O frio intenso seguiu durante a sexta-feira (19), quando os termômetros não passaram dos 15°C em muitas regiões.
O frio deve continuar na região neste domingo (21). De acordo com o meteorologista e colunista do NSC Total Leandro Puchalski, o amanhecer deve ser de frio com chance de geada na Serra e no Oeste.
Já nas regiões do Norte e Vale do Itajaí, o tempo deve permanecer nublado.
Veja as menores temperaturas do amanhecer de sábado (20)
- Urubici: -5,02°C
- Urupema: -5,34°C
- Bocaina do Sul: -2°C,
- Bom Retiro: -2,35°C
- Lages: -3,23°C
- São Joaquim: -3,92°C
- Curitibanos: -2,94°C
- Frei Rogério: -2,61°C
- Caçador: -2,26°C
- Bela Vista do Toldo: -1,98°C
- Monte Castelo: -2,02°C
- Papanduva: -1,66°C
Continua depois da publicidade
Leia também:
SC registra primeira neve do inverno em 2022
Após registro de neve em SC, temperatura despenca em todo o Estado