Moradores de Indaial e Pomerode são internados com febre amarela 

Homens não tomaram a vacina e estão em hospitais de Florianópolis e Joinville

Compartilhe:

Vacinação é a única forma de prevenção (Foto: Salmo Duarte)

Mais dois homens foram diagnosticados com febre amarela no Vale do Itajaí. Eles estão internados e são moradores de Pomerode e Indaial. A confirmação chegou à Vigilância Epidemiológica de Pomerode no final da tarde desta quinta-feira (27).

Continua após a publicidade

Um deles, um homem de 47 anos, está na UTI do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, que é referência em infectologia. O estado dele inspira cuidados, mas não é tão grave quanto o outro morador de Pomerode, de 45 anos, que foi internado no último dia 18 na Capital.

O outro paciente, de 50 anos, está internado em Joinville, no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Ele mora em Indaial, mas trabalha em Pomerode, no bairro Ribeirão Souto. O caso dele não é considerado grave.

Continua após a publicidade

Seis casos em 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que Santa Catarina tem seis casos confirmados de febre amarela em humanos até o momento. Além dos três de Pomerode e Indaial, houve diagnósticos em Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.

Todos são de homens que não possuem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. A secretaria ressalta a importância da vacinação contra a febre amarela, única forma de prevenir a doença, e reforça que todos os moradores com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde.

Vacinação em Blumenau

Blumenau segue intensificando as ações preventivas contra o sarampo e a febre amarela. Na próxima semana, as salas de vacinas dos Ambulatórios Gerais (AGs) terão o horário ampliado até as 20h.

Nesta semana, dos sete Ambulatórios Gerais, apenas as unidades dos bairros Fortaleza e Badenfurt não atenderam em horário ampliado. Já na próxima semana, de 2 a 6 de março, todos os sete AGs irão atender até as 20h para imunização contra o sarampo, a febre amarela e também para atualização de outras vacinas, conforme informações da carteira de vacinação.

Continua após a publicidade

Além dos AGs, Blumenau conta atualmente com outras 38 salas de vacina nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs). Confira a lista aqui.