nsc
    santa

    Casos confirmados

    Moradores de Indaial e Pomerode são internados com febre amarela 

    Homens não tomaram a vacina e estão em hospitais de Florianópolis e Joinville

    28/02/2020 - 14h01

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Vacinação é a única forma de prevenção
    Vacinação é a única forma de prevenção
    (Foto: )

    Mais dois homens foram diagnosticados com febre amarela no Vale do Itajaí. Eles estão internados e são moradores de Pomerode e Indaial. A confirmação chegou à Vigilância Epidemiológica de Pomerode no final da tarde desta quinta-feira (27).

    Um deles, um homem de 47 anos, está na UTI do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, que é referência em infectologia. O estado dele inspira cuidados, mas não é tão grave quanto o outro morador de Pomerode, de 45 anos, que foi internado no último dia 18 na Capital.

    O outro paciente, de 50 anos, está internado em Joinville, no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Ele mora em Indaial, mas trabalha em Pomerode, no bairro Ribeirão Souto. O caso dele não é considerado grave.

    Seis casos em 2020

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que Santa Catarina tem seis casos confirmados de febre amarela em humanos até o momento. Além dos três de Pomerode e Indaial, houve diagnósticos em Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.

    Todos são de homens que não possuem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. A secretaria ressalta a importância da vacinação contra a febre amarela, única forma de prevenir a doença, e reforça que todos os moradores com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde.

    Vacinação em Blumenau

    Blumenau segue intensificando as ações preventivas contra o sarampo e a febre amarela. Na próxima semana, as salas de vacinas dos Ambulatórios Gerais (AGs) terão o horário ampliado até as 20h.

    Nesta semana, dos sete Ambulatórios Gerais, apenas as unidades dos bairros Fortaleza e Badenfurt não atenderam em horário ampliado. Já na próxima semana, de 2 a 6 de março, todos os sete AGs irão atender até as 20h para imunização contra o sarampo, a febre amarela e também para atualização de outras vacinas, conforme informações da carteira de vacinação.

    Além dos AGs, Blumenau conta atualmente com outras 38 salas de vacina nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs). Confira a lista aqui.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas