Pela primeira vez, a região metropolitana de Porto Alegre (RS) recebeu um alerta pela ferramenta Cell Broadcast por conta da previsão de tempestades e ventos fortes na região. O aviso emite um alerta sonoro e se sobrepõe sobre outros conteúdos que estejam sendo visualizados no celular, de forma a comunicar à população a necessidade de ações imediatas em casos de desastres severos e extremos.
Continua depois da publicidade
O envio ocorreu por volta das 15h30 por conta do alerta severo da Defesa Civil para ventos acima de 90 km/h na região. Foi possível identificar a condição extrema devido o uso de um radar de monitoramento meteorológico instalado em Porto Alegre, que mostrou uma linha de instabilidade se aproximando rapidamente.
A orientação emitida para a população foi de se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia. O sistema de alerta utiliza a rede de telefonia celular para comunicar os moradores com mensagem de texto e aviso sonoro, mesmo com o aparelho no modo silencioso.
A população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G recebeu o comunicado, sem necessidade de cadastro prévio. O Rio Grande do Sul utilizou a ferramenta pela primeira vez em outubro deste ano. Outros estados, como Santa Catarina, já utilizam a mesma ferramenta.
Confira as maiores rajadas de vento no Rio Grande do Sul
- Canoas – 96,3 km/h
- Passo Fundo – 88,9 km/h
- Rosário do Sul – 85,3 km/h
- Porto Alegre – 83,3 km/h
- Santa Maria – 77,8 km/h
- Sobradinho – 70,8 km/h
- Caçapava do Sul – 69,5 km/h
- Charqueadas – 68,8 km/h
- Venâncio Aires – 67,6 km/h
- Itaqui – 62,8 km/h
Continua depois da publicidade
Previsão de tempestades
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz a possibilidade de tempestades com rajadas intensas de vento, queda de granizo e chuva forte em grande parte do estado a partir desta segunda-feira.
A Defesa Civil já previa rajadas intensas de vento entre 80 km/h e 100 km/h, com alerta para as regiões de Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Litoral Médio e Norte. Em algumas áreas, os acumulados pontuais podem chegar a 100 milímetros por dia.





