Um grupo de moradores protestou na tarde desta terça-feira (24) no Centro de Florianópolis contra a ação da Polícia Militar (PM) no Morro do Mocotó, na mesma região. Eles exibiram cartazes que pedem o fim da violência policial na comunidade. A manifestação começou na avenida Mauro Ramos.

Continua depois da publicidade

O protesto foi motivado pela ação policial registrada no último dia 12, no Morro do Mocotó, quando um confronto entre policiais militares e dois suspeitos de tráfico de drogas terminou com a dupla baleada. Outras três pessoas foram atingidas por balas de borracha.

Na ocasião, moradores reclamaram da ação dos policiais, que teriam agido com truculência. Eles também relataram momentos de pânico durante a troca de tiros, que aconteceu perto de uma sala de aula do projeto Casa da Criança, que atendia cerca de 110 alunos da comunidade naquele momento.

De acordo com subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), major André Serafin, um inquérito policial militar foi instaurado para apurar a conduta dos agentes que participaram da operação no dia 12.

A investigação está a cargo da corregedoria do 4º BPM e tem prazo de 30 dias para ser concluída.

Continua depois da publicidade

Câmeras corporais foram ligadas após troca de tiros

Na tarde desta terça, o major André Serafin também informou que só uma parte da ação do dia 12 foi registrada pelas câmeras corporais dos agentes. Ele disse que os registros incluem apenas os momentos seguintes à troca de tiros.

— Os policiais faziam um patrulhamento ordinário na comunidade. Por isso, as câmeras estavam desligadas. A partir do momento que houve a troca de tiros, elas passaram a registrar a ação — informou Serafin.