Uma cobra da espécie Bothrops jararaca, conhecida popularmente como jararaca, foi capturada pelo Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta segunda-feira (1º), em Piratuba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O caso foi registrado na Rua São Joaquim, próximo ao Centro de Eventos do Balneário, área movimentada da cidade.
Continua depois da publicidade
A guarnição do Batalhão de Bombeiros Militar, sediada em Piratuba, foi acionada após moradores visualizarem o animal em via pública. No local, os bombeiros confirmaram a presença da serpente, com cerca de 110 centímetros de comprimento.
Com o uso de equipamento apropriado, pinção e caixa de contenção, a cobra foi capturada com segurança e, posteriormente, devolvida a um ambiente natural onde não oferecesse risco à população.
Por que as cobras aparecem mais no calor?
Conforme os socorristas, com a chegada do calor, aumenta o número de ocorrências envolvendo serpentes, especialmente em áreas de transição entre o ambiente urbano e regiões de mata. A jararaca é uma das espécies mais comuns no território brasileiro e possui peçonha potente, sendo responsável por grande parte dos acidentes ofídicos no país.
Quais os cuidados necessários?
Apesar do risco, os bombeiros reforçam que o manejo deve ser sempre técnico e cuidadoso. Por se tratar de um animal silvestre, sua preservação é garantida por lei. Além de contribuir para o equilíbrio ambiental, especialmente no controle de roedores, o veneno da jararaca é amplamente utilizado pela indústria farmacêutica para pesquisas e desenvolvimento de medicamentos.
Continua depois da publicidade
As cobras mais perigosas presentes em SC
Quais os sintomas da picada de uma jararaca?
Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz.
As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022.
O que fazer em caso de picada de cobra
- Levar o acidentado o mais rapidamente possível a um serviço de saúde.
- Lavar o local da picada somente com água e sabão.
- Manter o acidentado em repouso. Se a picada tiver ocorrido no pé ou na perna, procurar manter a parte atingida em posição horizontal, evitando que o acidentado ande ou corra.
- Dar água para a vítima beber, desde que esteja consciente.
- Se possível, tire uma foto do animal ou leve-o para identificação (mesmo se estiver morto).
- Ligue assim que possível para o CIATox/SC – 0800 643 5252.
Continua depois da publicidade














