Moradores da cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis, sofreram com a falta de água desde quinta-feira (20). Os bairros mais afetados pelos problemas no abastecimento foram o Sul do Rio, Timbé, Morretes e parte do Itinga. Na segunda (24), um vazamento foi identificado como a causa do problema.

Continua depois da publicidade

A SAMAE de Tijucas afirmou que os bairros Timbé e Morretes tiveram os maiores impactos, com baixa pressão e falta de água sendo relatada pelos moradores. De acordo com a prefeitura, a situação foi monitorada desde o início e medidas emergenciais foram adotadas.

O nível do reservatório apresentou uma queda brusca, o que indicou um possível vazamento não aparente na rede de 160 mm. Dessa forma, a Samae iniciou uma investigação técnica, que levou a identificação do vazamento.

O problema foi localizado em uma derivação na marginal da SC-410, no Km 8 da rodovia. O trecho é de difícil acesso, e o vazamento estava tendo um grande desvio de água, o que resultava na redução de pressão e volume nas extremidades do sistema, com maiores impactos nas localidades de Nova Descoberta, Morretes e Timbé.

Ainda na segunda-feira, o reparo emergencial foi realizado. Contudo, alguns pontos da cidade ainda sentiam problemas no abastecimento por conta de bolsões de ar que se formaram, o que dificulta o restabelecimento, como no bairro Timbé.

Continua depois da publicidade

A Samae afirmou que desde domingo disponibiliza caminhão-pipa para garantir o atendimento às necessidades básicas da população. Desde então, as equipes também seguem atuando na normalização do serviço e na remoção do ar da rede.

Depois da conclusão do reparo emergencial no ponto de vazamento e com os reservatórios em recuperação, a expectativa é que o abastecimento se normalize ao longo desta quarta-feira (26), com a pressão e volume de água retornando progressivamente aos níveis adequados.