Morreu na última segunda-feira (26), em Blumenau, a ex-apresentadora de rádio e TV Lenita Cauduro, aos 78 anos. A informação foi confirmada pela família. A morte ocorreu em decorrência de complicações de um AVC.

Continua depois da publicidade

Natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Lenita construiu uma trajetória marcante na comunicação catarinense. A carreira iniciou em 1979, na Rádio e TV Eldorado, emissora que daria origem à RBS Criciúma e, mais tarde, à NSC TV Criciúma.

À frente do programa “Revista Feminina”, com conteúdos voltados ao público feminino, Lenita tornou-se um dos rostos mais conhecidos da emissora.

Em outubro de 1983, Lenita se mudou para Florianópolis. Na Capital, atuou na Itapema FM, da qual foi uma das primeiras locutoras, e na TV Cultura.

— A rádio AM era muito gostosa e tranquila de se fazer. Era basicamente música, quadros com informação. E no rádio FM, peguei a transição, também gostei bastante de fazer, fazíamos uma prestação de serviços muito interessante no ar e ajudávamos muitas pessoas. O rádio é de muita utilidade — disse Lenita em sua última entrevista, concedida em 2024 ao trabalho acadêmico As Pioneiras do Dial, sobre a trajetória de mulheres no rádio de Criciúma.

Continua depois da publicidade

Formada em Educação Física, Lenita também tinha formação em teatro, concluída após a aposentadoria. Ela deixa dois filhos e três netos.

O velório ocorre nesta terça-feira (27), a partir do meio-dia, no Crematório São José, na capela Frei Edgar 2, em Blumenau.

Veja fotos de Lenita Cauduro