Carlos Adauto Vieira, advogado, economista, escritor e criador da Feira do Livro de Joinville, morreu na manhã desta sexta-feira (17), aos 89 anos, em Joinville. Carlos também foi um dos fundadores e presidiu a Associação Joinvilense de Advogados e da Subseção da OAB em Joinville.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Natural de Lages, Adauto morou em Florianópolis, onde iniciou sua carreira como escritor. Desde 1957, ele escreveu artigos para jornais de todo o país. Integrou a Academia Joinvilense de Letras, entidade que presidiu de 2013 a 2016.
Carlos Adauto publicou quatro livros e atuou como colunista do jornal A Notícia, durante o regime militar, com os pseudônimos de Heliodoro Luiz e Charles D’Olengèr, cujo codinome era Charlot. Ele foi o primeiro preso em Joinville pelos militares. Ao todo, foram três prisões.
Ele, ainda, foi colunista do AN até 2019, escrevendo semanalmente para o jornal.
Continua depois da publicidade
Em sua homenagem, a passarela sobre o Rio Cachoeira, que liga o Centreventos Cau Hansen à Câmara de Vereadores e ao Fórum, é denominada Passarela Charlot.
No próximo dia 27 de março, o advogado completaria 90 anos e seria condecorado com a maior honraria da advocacia catarinense, a medalha João Baptista Bonnassis.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Por que duplicação enfrenta resistência em Pirabeiraba; defesa é de revitalização
Homem que atirou cadelinha por cima de muro em Joinville terá que pagar multa de R$ 3 mil
Mulher com tornozeleira eletrônica tenta furtar ovos de páscoa e é presa em SC