A ator Donald Sutherland morreu nesta quinta-feira (20) aos 88 anos, em Miami, nos Estados Unidos. A agência do artista confirmou a morte à revista Hollywood Reporter. Ele enfrentava uma longa doença, que não foi informada. As informações são da GZH e do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

O ator é reconhecido por interpretar o Presidente Snow, na franquia Jogos Vorazes (2012-2023) e o Mr. Bennet em Orgulho e Preconceito (2005) e por ter participado do filme “Mash”.

Um dos filhos de Donald, o ator e músico Kiefer Sutherland, lamentou a perda. “Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, fosse ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e não se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”, escreveu.

O ator também é pai do produtor Roeg Sutherland. Ele deixa sua esposa, Francine Racette, e os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel. O ator tinha quatro netos.

Continua depois da publicidade

O ator já tinha uma carreira de mais de cinco décadas, e foi vencedor do Emmy pelo papel no telefilme Cidadão X” (1995). Nunca foi indicado ao Oscar, mas ganhou uma estatueta honorária pelo conjunto de sua obra em 2017. Ele interpretou vilões, anti-heróis e até protagonistas românticos, trabalhando com diretores de renome como Bernardo Bertolucci, Robert Altman e Clint Eastwood. Em 2019, ao rever sua carreira, ele disse que não tinha como escolher um filme favorito entre os mais de 150 em que participou.

A causa exata da morte ainda não foi confirmada.

Veja fotos do ator

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Saiba qual foi a causa da morte do cantor Chrystian, da dupla Chrystian e Ralf

Operação do Ministério dos Direitos Humanos vai acolher moradores de rua no inverno em SC

Destaques do NSC Total