Todo mundo sabe que o final de Vale Tudo é reservado para o grande mistério da novela: quem matou Odete Roitman? Foi assim na versão original da novela, exibida em 1988/89, e deverá ser assim novamente no remake de 2025.

Continua depois da publicidade

No entanto, o final da versão original de Vale Tudo, com o mistério sobre a morte da grande vilã, foi uma solução encontrada às pressas pelos três autores (Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères), porque a novela precisou ser esticada em 24 capítulos.

A saída encontrada acabou virando um marco na teledramaturgia, inspirou várias outras novelas que usaram do mesmo artifício, e marcou para sempre a novela com a cena da morte de Odete Roitman (Beatriz Segall) na época e a revelação da assassina, Leila (Cássia Kiss na época).

Sabotagem, rompimento e novo romance: a virada de Odete Roitman em Vale Tudo

Continua depois da publicidade

Compare a cena que Raquel rasga o vestido de Fátima com a versão original de Vale Tudo

Quem matou Odete Roitman não era para ser o grande final de Vale Tudo

Na sinopse pensada por Gilberto Braga, a trama de Vale Tudo não acabaria com a revelação de quem tinha matado Odete Roitman. Para ele, a grande virada do final seria a prova de que Raquel (Regina Duarte na época) era mesmo capaz de tudo pela filha e nunca deixou de amar Maria de Fátima (Glória Pires na versão original).

O final pensado pelos autores envolvia um crime de Maria de Fátima. Ela mataria Marco Aurélio (Reginaldo Faria). Raquel descobriria ou presenciaria o crime e se entregaria a polícia no lugar da filha, para que ela não fosse presa.

Segundo o jornal O Dia, esse final acabou não acontecendo e a morte de Odete entrou no lugar, rendendo mais alguns capítulos de novela, que terminaria no começo de janeiro de 1989.

Continua depois da publicidade

A cena da revolta de Raquel com Maria de Fátima

Falando na novela das nove, veja também que Maria de Fátima é grossa com Consuêlo mas acaba humilhada por Odete em Vale Tudo.

Resumo de Vale Tudo: o que acontece nas semanas de 4 a 16 de agosto