A morte de Pelé, aos 82 anos, gerou comoção entre os brasileiros nas redes sociais nesta quinta-feira (29). O Rei do futebol estava internado desde novembro em tratamento contra um câncer de cólon. Atletas, celebridades e políticos lamentaram a perda para o esporte do país.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os jogadores da seleção brasileira prestaram homenagem à inspiração do futebol em seus perfis pessoais nas redes. O atual camisa 10, Neymar Jr., citou o papel do Rei para elevar o esporte à arte: “Antes de Pelé, “10” era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo”.
A palavra “eterno” foi uma das mais utilizadas pelos jogadores para descrever Pelé e sua relevância para o esporte brasileiro. “Descanse em paz, Rei Pelé. Obrigado pela glória que você deu ao Brasil e ao futebol. Seu legado é eterno”, escreveu Casemiro, volante do time. O atacante Antony também publicou: “O maior de todos! O Rei, a inspiração, o exemplo, o único, o eterno”.
Veja a publicação de Neymar em homenagem a Pelé:
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
O ex-jogador Romário exaltou as conquistas de Pelé, a quem chamou de “um dos filhos mais ilustres do Brasil”. “Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses”, escreveu. O craque Rivaldo disse, em suas redes, que “é grato à Deus por Pelé ser brasileiro”. Já o capitão do hexacampeonato mundial de futebol, Cafu, lamentou a perda do “irmão” e citou a própria religião com a esperança de um reencontro com o Rei. “Teremos toda a eternidade para estarmos juntos na casa do Pai. […] Até um dia, Pelé”, postou o camisa 2 no Twitter.
Cristiano Ronaldo, melhor do mundo por cinco vezes, prestou homenagem ao ídolo com uma foto dos dois. “Um mero “adeus” ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre”.
Veja a publicação de Cristiano Ronaldo:
Sites e perfis sobre futebol publicaram a notícia enfatizando o legado que o jogador deixa para a nação brasileira. “É o dia mais triste do futebol. Por causa de Pelé, o futebol brasileiro é reconhecido como é reconhecimento hoje mundialmente. Por causa de Pelé, o Brasil se tornou o país do futebol”, publicou o FutebolNews, que soma mais de 440 mil seguidores nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva postou uma série de fotos com o Rei e compartilhou um relato pessoal sobre assistir Pelé jogar. Ainda disse que “poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele” e que “nunca houve um camisa 10 como ele”.
Veja a homenagem de Lula ao Rei:
Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YQs3K119t9
A futura ministra dos Esportes, Ana Moser, escreveu uma mensagem onde cita a admiração e o respeito pelo “atleta do século”. A catarinense também publicou que, para além do esporte, Pelé foi um “cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro. Edson Arantes do Nascimento partiu, Pelé é eterno e continuará alegrando as novas gerações com seus gols”.
Fora do Brasil, atletas e políticos também prestaram homenagens. O piloto Lewis Hamilton, inglês e cidadão honorário brasileiro, publicou: “Perdemos uma lenda hoje. Obrigado por compartilhar seu talento, genialidade e amor conosco. O legado de Pelé irá nos inspirar sempre e para sempre”. O jogador francês Kylian Mbappé disse que “o legado de Pelé jamais será esquecido”. O presidente da França Emmanuel Macron postou em seu Instagram uma das fotos mais famosas do Rei com a legenda: “O Jogo. O Rei. A Eternidade”.
Continua depois da publicidade
No meio artístico, o cantor Caetano Veloso relembrou a canção “love, love, love”, que fez inspirado nas palavras de Pelé. Veja a publicação:
Dia triste para o Brasil. Pelé nos deixou hoje. Em seu livro, escreveu sobre a canção “Love Love Love”, que fiz inspirado nas palavras dele:
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) December 29, 2022
“Fiz um discurso em campo e finalizei pronunciando estas palavras em inglês:
– Love! Love! Love! pic.twitter.com/QaHsJwRx4A
A apresentadora Ana Maria Braga afirmou que “é meio inacreditável falar ‘Pelé morreu’. […] Ele nasceu para a bola. E a bola nasceu para ele. Um talento inigualável que o fez ser o maior jogador da história”. Boninho, showrunner da TV Globo, publicou uma foto ao lado do Rei e relembrou o sorriso do “gênio da bola”: “a bola está triste hoje. Vai amigo, descansa”.
Em Santa Catarina, o governador do Estado, Carlos Moisés, publicou uma mensagem no Twitter. “Perdemos um dos maiores brasileiros de todos os tempos”, postou o chefe do executivo catarinense.
Continua depois da publicidade
A morte de Pelé foi anunciada nas redes sociais do jogador. O texto cita que o Rei “encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor”.