Flagrantes de motociclistas cruzando a passarela estreita que liga a Rua 2 de Setembro com a 30 de Agosto se tornaram frequentes desde que um trecho no bairro Itoupava Norte, que inclui a ponte Santa Catarina, foi fechado para obras em Blumenau. O mau exemplo configura uma infração de trânsito grave e a multa pode chegar chegar a R$ 880, conforme explica a Guarda Municipal de Trânsito. Um dos flagrantes foi feito e divulgado nas redes sociais pelo guarda Valmor Alves Ribeiro, que pilotava um drone na região para registrar as interdições.
Continua depois da publicidade
Ele conta que, assim que a ponte Santa Catarina foi fechada, nesta segunda-feira (5), as infrações começaram. Sem procurar por rotas alternativas, os motociclistas se arriscam ao cruzar a passarela estreita de madeira, destinada exclusivamente a pedestres e pessoas com veículos não motorizados, como bicicletas. A GMT afirma que foi até o local e abordou motociclistas que fizeram a manobra na tarde desta terça (6) e manhã de quarta-feira (7).
— Fomos mostrar a obra, a intenção era só fazer um comunicado, e daí comecei a observar que os motoqueiros entravam na ponte. Enquanto estava ali, nos 40 minutos que eu fiquei, no mínimo sete motos passaram — relata o guarda municipal de trânsito.
Confira o vídeo das infrações
O Código de Trânsito Brasileiro classifica transitar com veículo em passarelas como uma infração gravíssima, o que pode gerar uma multa triplicada de R$ 880,41 e até sete pontos na carteira de habilitação. As passarelas são feitas para uso de pedestres e veículos não motorizados, proibindo carros e motocicletas de transitar.
A interdição ocorre entre o cruzamento das ruas 2 de Setembro e 1º de Janeiro até o trevo da Parada 1, que liga as ruas Engenheiro Udo Deeke e Dr. Pedro Zimmermann. Conforme explica a prefeitura, a previsão é de o trecho fique ao menos uma semana fechado para veículos para agilizar as obras de drenagem e pavimentação do local, incluindo a área de reforma da Ponte Santa Catarina. Por isso, até os ônibus do transporte coletivo tiveram alterações na rota.
Continua depois da publicidade

