O motorista do Porsche 911 Carrera, que atropelou três mulheres no início da noite desta sexta-feira (22) em um evento esportivo em Grão Pará, na Serra de SC, foi solto após pagar fiança de R$ 5 mil. Uma das vítimas, identificada como Patrícia Oening Foss, de 38 anos, morreu após o acidente.
Continua depois da publicidade
De acordo com o delegado Raphael Bittencourt Eghert Rampinelli, que atendeu o caso no plantão, o homem foi preso em flagrante delito pela prática do crime de homicídio culposo na condição do veículo automotor, e foi liberado após pagamento de fiança.
Ele teria prestado socorro à vítima no momento, e depois se retirou do local por conta das pessoas que estavam presentes, inclusive por recomendação da Polícia Militar.
— Ele espontaneamente fez o bafômetro e no interrogatório, na Delegacia de Polícia, ele falou que viu as sinalizações, foi o freio do carro que não correspondeu. O carro foi apreendido e vai ser periciado, não tem informação ainda se o freio estava bom ou não, tem que ser periciado antes — pontua o delegado.
Veja fotos do caso
Evento na sexta era somente volta de apresentação
A apresentação de carros na sexta-feira fazia parte do evento Subida de Montanha de Grão-Pará, previsto para acontecer no sábado (23) na rodovia SC-370. O evento contava com autorização da Federação de Automobilismo de Santa Catarina, da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), além de um ofício enviado para a Polícia Militar solicitando o fechamento do trânsito em alguns pontos.
Continua depois da publicidade
O momento em que o acidente ocorreu integra a volta de apresentação, em que os veículos iriam passar por duas quadras e acelerar, fazendo barulho para mostrar os carros importados para o público interessado.
Veja vídeo do acidente
Entenda o que aconteceu
De acordo com informações dos bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 19h. Conforme a PM, o carro “supostamente, acabou perdendo o controle, avançou sobre a área de escape e colidiu contra a grade de proteção, atingindo espectadores que acompanhavam a apresentação”.
O caso foi atendido pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros (CBMSC). A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias foram acionados para investigar o acidente. A Polícia Civil informou que investiga o caso.
Em nota, o evento Subida de Montanha de Grão-Pará lamentou o acidente e cancelou as atividades da edição deste ano. “Nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado”, diz o evento.
Continua depois da publicidade
Veja nota da prefeitura
“A Prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do Município de Grão-Pará.
Segundo informações obtidas, em determinado ponto da exibição, o condutor do veículo automóvel Porsche 911 Carrera, de cor vermelha, seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores, o qual resultou em três vítimas, com uma delas vindo a óbito.
Ressalta-se que, segundo os organizadores do evento, o intuito da arrancada promocional seria mostrar os automóveis ao público, não havendo nenhuma manobra em alta velocidade, inclusive com uma área de frenagem e de escape para reforçar a segurança.
Diante do ocorrido, o Município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.”
Continua depois da publicidade
Nota do evento
“A organização da Subida de Montanha de Grão-Pará informa que, durante o evento de apresentação dos carros participantes, realizado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ocorreu um acidente que infelizmente resultou em vítimas.
O atendimento foi imediato e todas as pessoas envolvidas já receberam socorro adequado. No momento, aguardamos o boletim oficial das autoridades de saúde e segurança. Paralelamente, nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado.
É importante destacar que a Subida de Montanha de Grão-Pará foi realizada com as devidas autorizações municipais, estaduais e desportivas, cumprindo os trâmites legais e de segurança exigidos. Em respeito à gravidade da situação, nossa equipe decidiu cancelar todas as atividades relacionadas à edição deste ano do evento.
Manifestamos nossa solidariedade às vítimas, suas famílias e a todos os envolvidos, e agradecemos à comunidade, às autoridades e às equipes de emergência pelo pronto apoio.“
Continua depois da publicidade
Leia também
Mulher morta atropelada por Porsche chegou minutos antes do acidente em evento em SC
VÍDEO: Carro de luxo em alta velocidade atropela três pessoas em SC




