A mulher que morreu atropelada com um carro modelo Porsche 911 Carrera durante um evento em Grão Pará, no Sul de Santa Catarina, na noite de sexta (22), é Patrícia Oening Foss, de 38 anos. Outras duas mulheres, de 51 e 49 anos, sofreram ferimentos leves, foram encaminhadas a um hospital e já receberam alta.

Continua depois da publicidade

Patrícia era balconista e foi ao evento após sair do trabalho. Lá, encontrou por acaso as outras duas mulheres, suas conhecidas. O evento era uma arrancada promocional para apresentar os carros participantes do circuito Subida da Montanha. O evento, autorizado pela prefeitura, ocorreu nas imediações da rua Nereu Ramos, no Centro da cidade, e foi acompanhado por vários moradores.

Segundo familiares, as mulheres ficaram apenas cerca de cinco minutos no local antes do momento do acidente. Imagens do atropelamento mostram o carro passando em alta velocidade pela rua, avançando sobre uma grade de proteção e atingindo duas vítimas, que estavam no meio da rua. Uma terceira vítima conseguiu correr e se machucou ao atingir uma grade de proteção.

As mulheres estavam no meio da rua, atras de uma grade de proteção. Conforme moradores que estavam no local, os carros que estavam passando antes do Porsche dobravam em uma esquina anterior, não passando por ali.

De acordo com a prefeitura, o carro que causou o acidente “seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores”.

Continua depois da publicidade

As três mulheres foram encaminhadas ao Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, conforme a Polícia Militar. Duas delas sofreram lesões leves e já receberam alta. A que conseguiu fugir teve hematomas na coxa e um machucado na cabeça. Já uma das que foram atropeladas quebrou a clavícula. Já Patrícia não resistiu.

Veja fotos do caso

Amigos lamentam

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte de Patrícia. “Descansa em paz minha querida. Você era uma menina exemplar, querida por todos, humilde e de um coração enorme”, escreveu uma amiga no Facebook.

“Patrícia será lembrada sempre com carinho. Uma boa pessoa e boa profissional”, escreveu a loja onde Patrícia trabalhou durante quatro anos, em Grão Pará.

Continua depois da publicidade

Entenda o que aconteceu

De acordo com informações dos bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 19h. Conforme a PM, o carro “supostamente, acabou perdendo o controle, avançou sobre a área de escape e colidiu contra a grade de proteção, atingindo espectadores que acompanhavam a apresentação”.

O caso foi atendido pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros (CBMSC). A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias foram acionados para investigar o acidente. A Polícia Civil informou que investiga o caso.

Em nota, o evento Subida de Montanha de Grão-Pará lamentou o acidente e cancelou as atividades da edição deste ano. “Nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado”, diz o evento.

Veja vídeo do acidente

Veja nota da prefeitura

“A Prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do Município de Grão-Pará.

Continua depois da publicidade

Segundo informações obtidas, em determinado ponto da exibição, o condutor do veículo automóvel Porsche 911 Carrera, de cor vermelha, seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores, o qual resultou em três vítimas, com uma delas vindo a óbito.

Ressalta-se que, segundo os organizadores do evento, o intuito da arrancada promocional seria mostrar os automóveis ao público, não havendo nenhuma manobra em alta velocidade, inclusive com uma área de frenagem e de escape para reforçar a segurança.

Diante do ocorrido, o Município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.”

Nota do evento

“A organização da Subida de Montanha de Grão-Pará informa que, durante o evento de apresentação dos carros participantes, realizado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ocorreu um acidente que infelizmente resultou em vítimas.

Continua depois da publicidade

O atendimento foi imediato e todas as pessoas envolvidas já receberam socorro adequado. No momento, aguardamos o boletim oficial das autoridades de saúde e segurança. Paralelamente, nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado.

É importante destacar que a Subida de Montanha de Grão-Pará foi realizada com as devidas autorizações municipais, estaduais e desportivas, cumprindo os trâmites legais e de segurança exigidos. Em respeito à gravidade da situação, nossa equipe decidiu cancelar todas as atividades relacionadas à edição deste ano do evento.

Manifestamos nossa solidariedade às vítimas, suas famílias e a todos os envolvidos, e agradecemos à comunidade, às autoridades e às equipes de emergência pelo pronto apoio.

Leia também

Cidade de SC conhecida pelo frio intenso e pelo povo acolhedor se destaca no ecoturismo