Uma investigação será aberta após o Ministério Público do Distrito Federal pedir a abertura de um inquérito contra Jair Bolsonaro (PL). O motivo seria uma possível associação feita pelo ex-presidente sobre Lula ao regime de Bashar al-Assad, ex-ditador da Síria. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Com o inquérito, o MP quer saber se Bolsonaro cometeu crime contra a honra do presidente Lula, por associá-lo a violações de Direitos Humanos. Isso porque o ex-presidente teria publicado em um aplicativo de mensagens uma foto em que vincula Lula ao regime de Bashar al-Assad, em uma associação do presidente a execuções de pessoas LGBT+.
Inicialmente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública havia pedido, no dia 7 de julho, para que a Polícia Federal investigasse o caso, após uma denúncia de um cidadão. A lei diz que o ministro da Justiça precisa pedir a abertura de investigação sobre possíveis crimes contra a honra do presidente da República.
Entretanto, o Ministério Público do DF reconheceu que a Justiça estadual deve investigar o caso. Sendo assim, a investigação ficará a cargo da Polícia Civil do Distrito Federal.
Leia também
Jorginho Mello reage contra possível suspensão de parlamentares de SC: “Qual o problema nisso?”
Continua depois da publicidade
Os próximos passos do processo de suspensão dos deputados por obstrução da Câmara