Catia, Luciana e Andreia. Esses são os nomes de algumas das 40 mulheres dispensadas após a empresa Inova Alimentos LTDA descontinuar o serviço prestado no Hospital Municipal São José, em Joinville. As funcionárias terceirizadas foram surpreendidas com a perda do emprego na última quinta-feira (7). Desde então, expõem o caso nas redes sociais e buscam pelo pagamento dos salários atrasados, além da rescisão e direitos relativos ao tempo de trabalho.
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Como estão as funcionárias terceirizadas dispensadas
Catia Aparecida é uma das pessoas que organiza a mobilização das ex-funcionárias da Inova Alimentos LTDA. Ao NSC Total, ela conta que 40 copeiras foram abandonadas e sofreram um “calote”.
— Simplesmente, nos abandonaram. Somos várias mães de famílias que precisam de ajuda. Temos contas pendentes do mês, todo mundo tem, né? Quarenta copeiras ficaram sem o seu salário, sem ter condições de suprir o alimento do dia a dia e pagar as suas contas. Muitas vão ser despejadas — conta Catia.
Flávia Gisele conta que veio de Belém (PA), cidade onde a Inova foi fundada, especialmente para trabalhar como terceirizada no hospital de Joinville.
— Deixou a gente sem o nosso salário, sem o nosso décimo. Tenho dois filhos e fica uma situação muito crítica — diz.
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As trabalhadoras se mobilizaram para criar uma arrecadação virtual, como forma de auxiliar as famílias que precisam pagar contas como de aluguel, energia elétrica e água.
Denúncias e investigação
O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santa Catarina já formalizou duas notícias de fato, ou seja, denúncias das ex-funcionárias da Inova Alimentos. O caso será direcionado a um promotor, que analisará as evidências para decidir se uma investigação será ou não aberta pelo órgão.
Manutenção da alimentação no hospital
Após a decisão judicial, a prefeitura de Joinville adotou medidas para garantir que toda a alimentação do Hospital Municipal São José seja mantida normalmente, com o uso de contratos vigentes. Diariamente, 1.500 refeições são servidas na unidade.
Segundo o município, a situação está normalizada. Mas, em paralelo, aguarda um posicionamento da empresa, que tem um contrato vigente e deve retomar o trabalho conforme decisão judicial. Caso isso não ocorra, a prefeitura já prepara uma nova licitação.
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Relembre caso
Funcionárias terceirizadas do Hospital Municipal São José, em Joinville, foram surpreendidas com a perda do emprego na quinta-feira (7). Contratadas pela Inova Alimentos LTDA, elas foram informadas que a empresa abriu falência e não prestaria mais serviços na cidade a partir de sexta-feira (7).
Uma fonte afirmou ao NSC Total que não foi avisada, diretamente, sobre a quebra de contrato entre a Inova e a Prefeitura. De folga, ela ficou sabendo da notícia por uma colega de trabalho, que a enviou um ofício do município sobre a situação. Rapidamente, entrou em contato com sua chefe, que confirmou as informações.
— Sem mais nem menos, da noite para o dia. Foi isso que aconteceu. Simplesmente, nós não fomos avisadas. Ela [a chefe] só chamou as menina que estavam trabalhando ontem [em plantão] — conta.
Ela ainda relata que o pagamento do salário de novembro deveria ser realizado ainda na quinta (6), mas, até o momento, isso não aconteceu.
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Em nota, a Prefeitura de Joinville confirmou que a Inova Alimentos LTDA encaminhou um ofício na quinta-feira (6) anunciando a paralisação de todos os serviços. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada devido à falta de pagamentos previstos na licitação, em valor que totaliza R$ 935.327,78.
O município acionou a empresa judicialmente. A decisão do juiz Cesar Otavio Scirea Tesseroli, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Joinville, detalhou que foi confirmado que a prefeitura não possui dívidas com a Inova Alimentos LTDA.
Conforme o despacho, provas apresentadas pela prefeitura indicam que a Nota Fiscal com vencimento em 7 de novembro de 2025 foi paga em 5 de novembro. “Estando as demais em fase regular de liquidação administrativa, o que afasta, ao menos neste juízo inicial, a caracterização de atraso injustificado capaz de legitimar a suspensão imediata da execução”, afirmou o juiz.
A decisão ainda concedeu uma liminar à prefeitura e estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil caso a empresa não forneça a alimentação.
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Sobre a situação das funcionárias da empresa terceirizada, a prefeitura reforçou que está rigorosamente em dia com os pagamentos da empresa vencedora da licitação. Ainda, afirma que a contratação dos profissionais, bem como o pagamento dos seus vencimentos é responsabilidade da empresa prestadora do serviço, como já estabelecido desde o Edital de Licitação.
O que diz a empresa
A empresa Inova Alimentos LTDA não retornou as tentativas de contato, por telefone e-mail, da reportagem do NSC Total. O espaço segue aberto para esclarecimentos.





