Uma mulher de 35 anos foi socorrida com o auxílio do botão do pânico na noite desta terça-feira (02), às 21h, no bairro Primo Tacca, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e resultou na prisão em flagrante de um homem de 38 anos, ex-companheiro da vítima.

Continua depois da publicidade

O chamado foi feito por meio do aplicativo PM/SC Cidadão, ferramenta utilizada por mulheres que possuem medida protetiva de urgência. Segundo a polícia, o suspeito foi até a residência da vítima mesmo sabendo que havia uma ordem judicial que o impedia de se aproximar.

No local, a mulher relatou aos policiais que foi ameaçada de morte e que o homem chegou a dizer que colocaria fogo na casa. Assustada e temendo pela própria vida e pela segurança dos três filhos, ela acionou imediatamente o botão do pânico.

Ainda conforme o relato, antes da chegada da guarnição, o suspeito entrou em luta corporal com o filho mais velho da vítima e fugiu. Com as informações repassadas, os policiais realizaram buscas e localizaram o homem, que foi abordado e preso.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de ameaça e descumprimento de medida protetiva.

Continua depois da publicidade

Como funciona o botão do pânico

O botão do pânico pode ser um importante aliado para as vítimas de violência doméstica em Santa Catarina. Quando ativado, o dispositivo emite um alerta às forças de segurança para que a vítima seja socorrida com prioridade, sem necessidade de ligação telefônica.

O botão do pânico foi desenvolvido exclusivamente para as mulheres que conseguem na Justiça uma medida protetiva contra os agressores. Para usá-lo, a vítima precisa baixar o PMSC Cidadão para que os agentes possam incluir o botão no cadastro dela. A Rede Catarina, programa de proteção às vítimas de violência doméstica da Polícia Militar, normalmente se responsabiliza por essa inclusão.

Há outras funcionalidades no PMSC Cidadão. As pessoas podem entrar em contato com o 190 para avisar de uma ocorrência, além de enviar fotos, áudios e vídeos. O sistema está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.

Quais as formas de violência contra a mulher e como denunciar