O black power, símbolo da luta pelos direitos civis nos EUA, ganhou novo destaque com o recorde de Aevin Dugas. A moradora da Louisiana transformou seu visual em uma celebração da cultura negra e da autoaceitação.
Continua depois da publicidade
Dugas acabou ganhando do Guinness Book o título de maior cabelo afro do mundo, que agora tem 165 centímetros de circunferência.
Uma jornada de 24 anos
Aevin revela que a decisão de abandonar os alisamentos veio em 1999. “Por que mesmo eu estou alisando permanentemente meus cabelos?”, questionou na época. Desde então, nunca mais usou produtos químicos.
“Não é só que eu deixei o cabelo crescer por 24 anos. Eu decidi deixá-lo natural faz 24 anos”, explica. Ela admite que enfrentou desafios, como quando ficou vegetariana e os fios enfraqueceram.
Continua depois da publicidade
Desafios e cuidados especiais
Crescer em Napoleonville trouxe experiências difíceis. Os moradores zombavam de seu cabelo natural, e até hoje estranhos tentam puxar seus fios para ver se são reais.
“É algo que eles vão ter que descobrir sozinhos”, diz sobre quem testa sua paciência. Para manter o black power impecável, ela usa óleos quentes e manteigas caseiras, além de cortar as pontas regularmente.
Leia também
Adeus cabelo branco: cientistas descobrem como reverter fios grisalhos
Perigo oculto na manicure: luz UV do secador pode prejudicar sua pele