Três pessoas, duas mulheres e uma criança, foram arrastadas após uma cabeça d’água no Rio Lageado, em São Lourenço do Oeste, na tarde de sábado (22). Elas foram resgatadas pelos bombeiros após percorrerem cerca de 200 metros, levadas pela correnteza.

Continua depois da publicidade

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, um grupo de cinco pessoas tomava banho de rio por volta das 16h40min quando uma cabeça d’água (entenda o que é o fenômeno abaixo) provocada pela forte chuva causou um aumento no volume e na força da água.

Duas pessoas do grupo conseguiram sair, mas as outras três — duas mulheres, de 26 e 19 anos, e uma criança de 9 anos — foram arrastados pela correnteza. Ainda conforme os bombeiros, as três foram arrastadas por cerca de 200 metros rio abaixo, levadas por uma cachoeira com queda de aproximadamente quatro metros.

Um morador do local ouviu os gritos de socorro das vítimas e acionou o salvamento. Os bombeiros conseguiram retirar as três pessoas da água. Apenas uma delas deve ferimentos leves, e após avaliação, elas foram liberadas.

O que é cabeça d’água

A cabeça d’água se caracteriza pela chuva intensa. É quando chove muito em um ponto isolado e mais alto do rio, como na nascente. Quando chove muito neste ponto, a água sobe ao longo do percurso de forma abrupta, como se fosse uma onda.

Continua depois da publicidade

Em rios maiores, a chuva que causa a cabeça d’água pode não ser vista pelos banhistas. Com isso, eles são surpreendidos pela correnteza mais forte e o volume maior de água.

A cabeça d’água às vezes é confundida com outro fenômeno, a tromba d’água, que é bem diferente. Na tromba, um tornado se forma sobre a água (geralmente no mar ou rios muito largos) e o vórtice de ar gira sugando a água, dando a aparência de uma tromba.