Caminhões elétricos estão sendo testados em um projeto piloto entre as cidades de Itapoá e Araquari, no Norte de Santa Catarina. A iniciativa, da empresa Maersk, abrange um trecho de 230 quilômetros e tem como foco o transporte rodoviário de contêineres.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

A ideia, conforme Karin Schoner, presidente da Maersk na América Latina, é acompanhar o ritmo crescente de transporte terrestre e descarbonizar as cadeias de fornecimento. A projeção da empresa é zerar a emissão de gases de efeito estufa até 2040. 

— Garantir que sejamos capazes de fornecer soluções sustentáveis para esses meios de transporte na região. No Brasil, estamos construindo uma rede abrangente com o objetivo de integrar perfeitamente todo o processo de logística para nossos clientes e reduzir as emissões — explica. 

Para os projetos pilotos, a Maersk instalou estações de carregamento elétrico em suas áreas operacionais para garantir o carregamento noturno. De acordo com a empresa, o apelo por práticas comerciais mais sustentáveis são citadas por consumidores e clientes. 

Continua depois da publicidade

Além de Santa Catarina, os testes com caminhões elétricos foram conduzidos na região metropolitana de São Paulo, em um roteiro de 100 quilômetros, envolvendo as regiões de Barueri, Barra Funda e São Bernardo do Campo.

Leia também

Porto de SC ganha rota inédita ligando a Europa e o Mediterrâneo

FOTOS: Piçarras tem autorização para construir primeiro parque temático em píer do Brasil

Montador de móveis encontra envelopes de dinheiro em roupeiro e devolve para idosa em SC

Destaques do NSC Total