nsc
    dc

    Pesquisa

    Município de Ermo, no Sul de Santa Catarina, participa de testes para o Censo 2020 do IBGE

    Levantamento experimental será realizado neste mês de outubro nas 650 residências da cidade

    02/10/2019 - 15h27 - Atualizada em: 02/10/2019 - 16h30

    Compartilhe

    Por Samuel Nunes
    Expectativa do IBGE é realizar o trabalho até o fim de outubro
    Expectativa do IBGE é realizar o trabalho até o fim de outubro
    (Foto: )

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai visitar todas as 650 residências do município de Ermo, no Sul de Santa Catarina, neste mês de outubro. Até o dia 31, três recenseadores estarão na cidade para realizar testes dos sistemas e questionários que serão aplicados no Censo 2020, que começará a ser realizado em agosto do próximo ano.

    Nesta etapa, além de fazer a contagem de todos os moradores, os recenseadores vão analisar a receptividade das pessoas à metodologia que será adotada pelo IBGE no ano que vem. Os moradores serão submetidos a dois tipos de questionários — um básico, com 26 perguntas, e outro mais detalhado, com 76 questões.

    Entre os temas que devem ser abordados nas duas perguntas estão a quantidade de moradores, sexo, escolaridade, trabalho e renda e até a religião dos entrevistados. As mesmas informações serão coletadas em 2020 em todo o Brasil.

    O chefe do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, explica que cada uma das cidades escolhidas no país tem determinadas características que precisam ser avaliadas. No caso de Ermo, a seleção ocorreu porque o município tem um número populacional baixo. Atualmente, são pouco mais de 2 mil habitantes, segundo as estimativas mais recentes.

    Trabalho detalhado

    Gomes diz que, apesar de a cidade ser pequena, o trabalho demorará um mês porque a equipe também é reduzida. Serão três recenseadores e um supervisor, passando de casa em casa nos próximos dias. Para que o trabalho seja executado de forma mais eficaz, é necessária a colaboração dos moradores.

    — O morador tem que saber que quando o recenseador o visitar, ele vai estar com todo o uniforme do IBGE, incluindo crachá, colete e boné, além do equipamento. Caso o morador tenha alguma dúvida, ele pode ligar no 0800 721 8181, em que ele pode conferir a identificação do recenseador — explica.

    Os dados coletados neste levantamento experimental não serão divulgados pelo IBGE e servirão apenas para fins internos, como treinamento das equipes e avaliação dos equipamentos. De acordo com Gomes, quando o levantamento começar de fato, todos os moradores de Ermo devem receber novas visitas, em 2020.

    A expectativa é que os primeiros números de população já oficiais sejam divulgados até dezembro do próximo ano. Já os detalhamentos do Censo, que incluem renda, religião, entre outros itens, devem vir a público a partir de 2021.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas