nsc
    hora_de_sc

    Música

    Músicos se unem de forma remota para lançar a inédita "Pela Janela"

    Marcoliva, Nilinho Adriano e Bruno Mello forjaram a parceria musical com ajuda das redes sociais

    16/10/2020 - 10h19

    Compartilhe

    Marina
    Por Marina Martini Lopes
    A canção é o terceiro single do trabalho "Todos os Santos", feito durante a quarentena
    A canção é o terceiro single do trabalho "Todos os Santos", feito durante a quarentena
    (Foto: )

    Em tempos de pandemia, o isolamento social exige a criação de novas formas de fazer arte colaborativa: foi assim que nasceu o single Pela Janela, uma produção remota assinada pelos músicos Marcoliva (voz e letra), Nilinho Adriano (compositor) e Bruno Mello (letra). A canção é o terceiro single do trabalho Todos os Santos, feito durante a quarentena; e será lançada oficialmente neste domingo (18), às 18h, no canal de Marcoliva no YouTube. A transmissão faz parte do projeto #SCCulturaemSuaCasa, da Fundação Catarinense de Cultura.

    - Não conheço o Nilinho pessoalmente. Navegando pelo Instagram pude ouvir essa melodia instrumental postada por ele. O som do cara me inspirou a compor - conta Marcoliva. A letra retrata o momento em que o cantor e compositor viu pela janela a força do ciclone-bomba, em junho deste ano.

    - Corri para o computador e por aquela outra janela vi a dor que estamos vivendo durante a pandemia. O ciclone é um dos resultados de uma série de fatores pelos quais temos responsabilidade: temos que assumir um papel na preservação da natureza, buscar o equilíbrio ecológico.

    A melodia, que já havia sido criada há algum tempo, também chamou a atenção de Bruno Mello, que propôs a segunda estrofe da letra. Nilinho enviou ao músico a primeira parte escrita por Marcoliva: "O vento sul soprou e o céu caiu no mar / rezei pra Santa Bárbara, oh, rogai por nós / do pólo sul do meu quintal / eu vejo o mundo a girar / da janela / e na tela do computador."

    - Quando li a primeira estrofe desceu a inspiração e escrevi a segunda em uma canetada - observa Bruno.

    > Recuperada do coronavírus, Elba Ramalho grava música com os filhos

    Com harmonia e composição prontas, Marcoliva gravou os vocais. Nilinho ficou responsável pela produção musical, editando o áudio e repassando ao estúdio da Café Maestro para mixagem e masterização.

    - O interessante é que a captação foi feita no home studio de cada um - ressalta Marcoliva.

    Os três músicos estão satisfeitos com o resultado e com a dimensão que tomou a brincadeira no Instagram: eles nunca tinham feito algo parecido e, por causa do experimento, Nilinho resolveu investir em equipamentos para fazer gravações remotamente.

    - Faltou o calor dos encontros pessoais e a troca de energia quando se cria uma música lado a lado, porém conseguimos manter a transparência das ideias - finaliza Nilinho.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas