nsc

publicidade

Câncer de Mama

Mutirão beneficente de reconstrução de mama seleciona pacientes em Santa Catarina 

Cirurgias serão realizadas gratuitamente em outubro e as inscrições se encerram no fim de julho

12/07/2019 - 12h44

Compartilhe

Por Camila Levien

Pelo quarto ano consecutivo mulheres catarinenses que venceram o câncer de mama terão a possibilidade de passar pela cirurgia de reconstrução mamária gratuitamente em Santa Catarina. O Mutirão Beneficente de Reconstrução Mamária Pós Tratamento de Câncer de Mama será realizado nas primeiras semanas de outubro, porém a seleção das pacientes é feita até o dia 31 de julho, exclusivamente pelo e-mail mutiraomama2019@gmail.com.

Para se candidatar é preciso atender os seguintes critérios: ter menos de 65 anos não ter problemas de saúde ou mal controlados, ter feito o tratamento do câncer pelo SUS e não ter convênio, índice de Massa Corporal (imc) menor que 30 kg/m2. O e-mail deve conter nome, telefone e cidade de residência para que as equipes de triagem possam fazer contato.

O foco será em procedimentos de média e baixa complexidade e as cirurgias serão realizadas nos seguintes locais: Imperial Hospital de Caridade, Hospital Dr. Carlos Corrêa,Casa de Saúde São Sebastião,Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, todos na Capital.

No último ano a mobilização realizou 68 procedimentos em Florianópolis, Criciúma, Jaraguá do Sul e Lages. A meta em 2019 é fazer 70 operações de acordo com o coordenador da ação, o cirurgião plástico Raidel Deucher Ribeiro.

— A gente costuma ver a reconstrução como um ponto final no câncer. Não há mais aquela lembrança da doença toda vez que a mulher se olha no espelho. A partir da operação a paciente volta a se sentir inteira — comenta Ribeiro

O médico explica que a operação é realizada para dar o máximo de naturalidade possível a mulher, para isso buscam a recuperação do volume, forma e da semelhança entre os seios. As pacientes são acompanhadas deste a triagem até a o pós-operatório por uma equipe interdisciplinar que inclui mais de 100 profissionais.

Deixe seu comentário:

publicidade