nsc
dc

Meio ambiente

Mutirão de limpeza recolhe mais de 12 mil resíduos em Garopaba

Adultos e crianças foram voluntários na ação que aconteceu no Sul de Santa Catarina

23/09/2019 - 18h20 - Atualizada em: 23/09/2019 - 18h31

Compartilhe

Por Priscila Araújo
Desde 2010 Garopaba realizada o mutirão
(Foto: )

Um grupo voluntário de 120 adultos e 51 crianças participou no mutirão de limpeza que aconteceu nas praias da Barra, Central, Ferrugem, Siriú, Silveira, Ouvidor, Vigia, e nas lagoas da Capivara e da Encantada, na cidade de Garopaba, no Sul de Santa Catarina. A ação ocorreu no sábado (21).

Ao todo, 171 pessoas se mobilizaram para proteger e preservar a natureza no litoral catarinense. A iniciativa também contou com apoio de diferentes instituições socioambientais. A ação tem o nome de Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) e é realizada sempre nos terceiros sábados de cada mês, em diferentes países.

Em Garopaba, a organização é feita por meio do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro. O objetivo é que atividades como esta cresçam e potencializem as parcerias e dinamismo em favor de um meio ambiente costeiro saudável e sustentável.

galera
Ao todo, 171 pessoas se mobilizaram em favor da natureza
(Foto: )

Ação acontece há nove anos

Desde 2010, Garopaba realizada o mutirão. Há oito anos, ele acontece em parceria com a Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente (AMA), Associação Ama Gamboa, Associação Socioambiental do Siriú, Eco Garopaba, Ferrugem Viva, Barra Limpa, Grupo de Escoteiros Ilha Terceira, Grupo Juventude Renovada, Grupo de Gestão Ambiental do IFSC, Kaluana Canoa Havaiana, Let’s Go Surfing Girls, Projeto Cetáceos, Reiki Comunitário Garopaba, Rede TobTerra, Condutores Ambientais e Somar Garopaba.

Bituca lidera o ranking

O resíduo mais encontrado durante a limpeza das praias, rios e lagos em Garopaba foi a bituca de cigarro. Em seguida estão os pedaços de plástico e, em terceiro lugar, as embalagens de alimentos. Desde que o mutirão acontece, 27.673 bitucas foram retiradas da cidade considerada por muitos a capital catarinense do surfe.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas