nsc

publicidade

"IMUNDÍÇA"

Mutirão na Lagoinha do Leste retira 2 toneladas de lixo no primeiro dia 

Trilheiros deixaram no caminho botijões de gás, um fogão, fraldas usadas, guarda-sóis, barracas, garrafões de vinho, latinhas, entre outros 

07/12/2018 - 19h08

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Lixo acumulado
Olha o tanto de lixo
(Foto: )

Voluntários fizeram ao longo desta sexta-feira um mutirão de limpeza na trilha e praia da Lagoinha do Leste, um paraíso preservado no sul da Ilha de Santa Catarina. Somente neste primeiro dia de trabalho, foram retiradas duas toneladas de lixo deixado pelos trilheiros.

Entre os materiais encontrados estavam botijões de gás, um fogão, mesas e cadeiras de plástico, guarda-sóis, muitas barracas, redes de pesca, garrafões de vinho, além de micro lixo, como bitucas de cigarro, latas de bebida, roupas, calcinhas e fraldas usadas.

— Eu tenho medo que daqui a pouco o Ministério Público vai mandar fechar a nossa Lagoinha — lamenta o surfista e líder comunitário José Ribeiro, que nasceu na Lagoinha do Leste em 1979, quando ainda haviam casas lá.

Segundo o morador, os trilheiros acenderam fogueiras em cinco acampamentos e queimaram parte da vegetação de restinga. Indignado, ele culpa, tanto os turistas, quanto os próprios nativos pela sujeira e irresponsabilidade.

Devido ao vento sul, muito lixo ficou na praia e será retirado com o apoio de barcos no final de semana. O mutirão segue no sábado e no domingo, e o grupo precisa de mais voluntários para ajudar.

Lixo deixado pelos trilheiros
Lixo deixado pelos trilheiros
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade