Zerar a fila de espera para reconstrução mamária em Santa Catarina é o objetivo da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). Pelas redes sociais e pelo site, a instituição recebe o cadastro de pacientes que precisam passar pelo procedimento.

Continua depois da publicidade

Nos últimos cinco anos, das 2,3 mil pacientes submetidas à mastectomia no estado, apenas 346 fizeram a reconstrução mamária, conforme a AMUCC.

Segundo a vice-presidente da instituição, Simone de Souza Lopes, as cirurgias estão ocorrendo gratuitamente em forma de mutirão.

– Foram realizadas 30 cirurgias no Hospital Universitário no mês de outubro. A previsão é que sigam em novembro e em 2020 até zerar a fila – explicou.

Ouça a reportagem:

Continua depois da publicidade

Parceria

O trabalho é uma parceria entre o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) , o primeiro a ser contratualizado para o procedimento, a Secretaria de Estado da Saúde e a AMUCC.

– A AMUCC vai fazer a busca ativa dessas pacientes pelo estado para que elas sejam colocadas no sistema de regulação da secretaria de saúde do estado ou do município. Nós vamos encaminhar o nome para as secretarias que farão contato com as pacientes – disse.

Direito

Conforme Simone Lopes, o mutirão também vai atender mulheres que fizeram a reconstrução e precisam fazer a simetrização das mamas.

– Oficialmente, temos 82 mulheres na fila do sistema de regulação, só que sabemos que tem muito mais. Já começamos a fazer a busca ativa. Só neste fim de semana, 10 mulheres se inscreveram. Tem muitas mulheres que fizeram cirurgia (mastectomia) no ano de 2000 e estão aguardando em filas paralelas. Elas serão prioridade num primeiro momento – afirmou.

Continua depois da publicidade

A reconstrução da mama é parte do tratamento contra o câncer e é garantido por lei. O mutirão ocorre após a destinação de R$ 1,5 milhão provenientes de uma emenda parlamentar da deputada catarinense Carmem Zanotto.

Outros detalhes estão disponíveis no site www.amucc.org.br, pelo e-mail filazero@amucc.org.br ou telefone (048) 3025-7185.