Até o dia 30 de novembro, as pessoas que possuem dívidas com cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, podem negociar as pendências com o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A iniciativa começou nesta segunda-feira (3) e abrange mais de 160 instituições financeiras em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. As exceções que não podem ser negociadas incluem bens dados em garantia, como veículos, motocicletas ou imóveis, e dívidas prescritas.
Durante o mutirão, os bancos participantes oferecem condições especiais, como parcelamento, descontos no valor da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento. Também há a possibilidade de pedir apoio de forma presencial aos Procons participantes da ação para que a negociação aconteça diretamente nos canais digitais dos bancos.
A entidade afirma que “para as pessoas superendividadas o fluxo de negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para criação de um plano de pagamento” e, por isso, o mutirão é uma oportunidade para negociar os débitos.
Como solicitar a negociação
As negociações podem ser realizadas de forma direta com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovB. Pela plataforma, o consumidor precisa ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.
Continua depois da publicidade
A relação completa dos bancos participantes da negociação está disponível na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban. Para saber se há dívidas em atraso, o consumidor pode consultar o relatório produzido pelo Banco Central, o Registrato.
Feirão Limpa Nome Serasa
Também é possível procurar o Serasa se a dívida não tiver relação com uma instituição financeira. Também até o dia 30 de novembro, o Serasa promove o Feirão Limpa Nome, com descontos de até 99% em dívidas em atraso, de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras.
São mais de 1,6 mil empresas participantes, com a possibilidade de pagar parcelas de menos de R$ 10 mensalmente. A negociação pode ser feita pelo site, no aplicativo e presencialmente nas agências dos correios.
*Com informações da Agência Brasil