A família de Thamily Venancio Ereno, morta em operação policial em Criciúma, se despediu da jovem em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (24). Ela estava na carona de um carro de aplicativo com o seu companheiro, que era o alvo da ação dos policiais na última sexta-feira (21). A jovem de 23 anos era estudante de Odontologia e não possuía passagens pela polícia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cerimônia de despedida aconteceu no Cemitério Santa Bárbara, em Lauro Müller, também no Sul de Santa Catarina. O pai da vítima, David Ereno, em entrevista, afirmou não saber do envolvimento de seu genro com o tráfico de drogas. Ele ainda disse que não recebeu explicações sobre o caso por parte da polícia.
— Eu só quero esclarecimento da polícia. Em nenhum momento me deram explicação do porque deram um tiro na nuca da minha filha — disse David.
Entenda o caso
A ocorrência foi registrada na última sexta-feira (21), quando a jovem foi baleada na nuca em uma ação policial em Criciúma, enquanto estava no banco de trás de um carro de aplicativo. Ela foi conduzida ao Hospital São José, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desse domingo (23).
Continua depois da publicidade
O namorado da vítima era o alvo da operação e foi preso em seguida. O delegado responsável, André Milanese, afirmou que a jovem não possuía passagens pela polícia.
A defesa do motorista do veículo afirmou, em nota, que ele realizava a viagem do casal, quando, ao chegar no local de destino “foram surpreendidos pelo que acreditaram ser um assalto, já que dois homens armados desceram de uma viatura descaracterizada e partiram em direção ao carro”.
“Diante da aparente tentativa de assalto, ele deu ré, mas, impedido por um veículo atrás, tentou desviar e, nesse momento, foi atingido por uma segunda viatura. A colisão resultou em um disparo de arma de fogo efetuado por uma agente policial, que causou a morte da passageira”, continua a nota.
Em respostas a nota divulgada pela defesa, o delegado disse que o motorista respondia em um outro processo pelo crime de lesão corporal e dano, “pois também teria jogado um carro que ele dirigia em cima de outra pessoa, de forma proposital”.
Continua depois da publicidade
A polícia cumpriu o mandado de prisão contra o companheiro da vítima, por envolvimento com tráfico de drogas. Já o condutor do carro foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e desobediência e levado ao presídio. A prisão foi convertida em preventiva.
A subseção de Criciúma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso.
Pedidos por justiça
— A minha filha era uma pessoa maravilhosa, estava na última fase de odonto, era uma garota de ouro — disse o pai da vítima.
Thamily cursava odontologia na Universidade do Extremo Sul-Catarinense (Unesc), que lamentou a morte da estudante (confira a nota abaixo).
“Neste momento de dor, a Universidade se solidariza com a família, amigos e colegas de Thâmily, incluindo sua irmã Thuany Venâncio, também acadêmica do curso de Odontologia, compartilhando o luto de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. A Unesc deseja que a família e os amigos encontrem força para atravessar esta perda irreparável”, diz a nota.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, uma página com o nome @justicapelathamily divulga conteúdos e relatos sobre o caso. O perfil foi criado pelos familiares da jovem. Uma ex-colega de trabalho da jovem afirmou que ficou em choque com a perda.
Amigos e colegas de curso de Thamily também lamentaram a morte.
“Thamy foi luz, foi alegria, foi presença marcante em cada momento que compartilhamos. Sou grata por cada risada, cada conversa e pela incrível oportunidade de tê-la conhecido. Sua essência ficará para sempre em nossos corações”, disse uma amiga.
A apuração do caso está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios (DH) de Criciúma, que afirma que em breve terá mais informações.
Leia mais
Cristian Cravinhos revela o que o motivou a matar os pais de Suzane Richthofen
Motociclista que dirigia sem capacete morre após grave acidente no Sul de SC
