Na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o número do seu CPF vai ser o seu novo RG. Para quem vai tirar a primeira via ou atualizar a antiga, a confecção do documento é de graça. O novo documento é confiável, seguro e estará disponível na versão física ou digital, com apenas um único número nacional.
Continua depois da publicidade
Outra coisa que muda é o padrão, fluxo de emissão e dados de identificação do cidadão que passam a ser unificados e nacionais, acabando assim com as informações divergentes de estado para estado.
A nova Carteira de Identidade Nacional tem validade em todo território nacional e pode ser feita em papel ou cartão, além de vir com um QR Code, que ajuda garantir a veracidade dos dados.
Precisa pagar pela atualização da carteira de identidade?
Não, segundo o site do Governo Digital, a Lei nº 7.116/1983 estabelece a gratuidade da primeira emissão em papel do documento, quando emitida em papel. Em alguns estados a CIN é emitida em cartão policarbonato e neste caso tem custo para o cidadão.
Continua depois da publicidade
Os dois modelos físicos (papel e cartão) possuem correspondente em formato digital disponível no aplicativo GOV.BR.
Quem tira a nova CIN precisa manter os outros documentos?
Sim, por enquanto o governo brasileiro recomenda que a pessoa mantenha todos seus documentos. Eles só serão dispensáveis depois que acontecer a completa integração dos dados.
Veja também qual o prazo final para tirar a Nova Carteira de Identidade e o que seu filho precisa ter para fazer a nova carteira de identidade nacional.
Continua depois da publicidade

