O seu RG atual será válido até 2032 e depois disso você vai precisar ter a nova carteira de identidade nacional (CIN). A regra também vale para as crianças que vão precisar do novo documento até lá, mas para isso também precisar fazer o Cadastro de Pessoa Física, o famoso CPF.
Continua depois da publicidade
Conforme o definido no Decreto nº 10.977/2022, quem tem RG antigo poderá usar até 2032, ou seja, dez anos a partir do decreto. Isso não significa dizer que a pessoa precisa esperar até lá para solicitar o novo documento, e pode fazer isso a qualquer momento.
Por que é importante que menores de idade tenham a nova Carteira de Identidade Nacional
As crianças também vão precisar da nova carteira de identidade nacional a partir de 2032 para poderem usufruir de serviços públicos, garantir benefícios do governo e poderem viajar. No entanto, alguns pais costumam ser um pouco mais descansados na hora de resolver a documentação da criança.
Como com a nova CIN, as pessoas passarão a utilizar apenas um documento seguro, com número único (CPF) e padrão nacional, é importante garantir a confecção da nova carteira de identidade também para seus filhos ou por quem você seja responsável.
Continua depois da publicidade
Para fazer isso, a criança precisa ter CPF. Caso o menor de idade tenha apenas certidão de nascimento é preciso ir até à Receita Federal e realizar o cadastro de pessoa física do menor, ou em alguns estados, isso pode ser pedido também nos Órgãos de Identificação Civil.
É o caso de Amazonas, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
Você pode se interessar também em ver que não pode jogar fora: quem faz a nova carteira de identidade nacional precisa manter documentos.
Continua depois da publicidade






