O salão da tradicional Sociedade Alvorada foi totalmente destruído pelos fortes ventos e chuva que atingiram Jaraguá do Sul entre a madrugada e a tarde desta quarta-feira (24). Equipamentos, bebidas e até o telhado foram danificados. A estimativa é de que o prejuízo chegue a R$ 350 mil.
Continua depois da publicidade
— Foi tudo pra “fita”. Não sobrou nada. O complexo inteiro aqui… Não sobrou mais nada — disse um dos funcionários do salão em vídeo compartilhado com a NSC TV e o NSC Total.
Veja fotos dos estragos
O presidente da Sociedade Alvorada, Nelson Ricardo Fallgater, conta que o estrago aconteceu por volta das 15h desta quarta.
— O vento deve ter estourado a porta de vidro que a gente tinha e acabou fazendo esse estrago todo. Praticamente tudo que tem aqui dentro foi perdido. Alguma coisa que se salva é da estrutura do telhado, como eternit — conta.
O primeiro a chegar no local foi Alexandre José Claudino, que há 15 anos atua como gerente do salão. Ele revela que o fenômeno também causou danos à sua casa, onde o forte vento derrubou cerca de 250 telhas. Por isso, decidiu ir até a sociedade para verificar a situação.
Continua depois da publicidade
— Quando eu cheguei aqui tava tudo destruído já. Não sobrou nada em pé, sobrou só a parte da estrutura por fora. Mesas, cadeira, prataria quebrou bastante… Vento é a força da natureza, não tem o que fazer, né? Então, o estrago foi grande, o prejuízo foi bastante. Eu calculo em torno dos R$ 350 mil de prejuízo — conta.
A sociedade existe há 77 anos e foi formada por descendentes alemães da região de Jaraguá do Sul. O local, que tem capacidade para 320 pessoas, tem 20 festas agendadas a partir de março de 2026.
Os responsáveis pelo salão ainda não sabem se será possível reconstruir o local a tempo de atender a demanda das festas.
— A gente chegou aqui e começamos a chorar. A gente falou: a gente não sabe se a gente chora, nem o que fazer primeiro, né? É muito triste quando acontece uma coisa dessa. Mas são os materiais. O negócio é erguer a cabeça e seguir em frente — diz Nelson.
Continua depois da publicidade
*Com informações de Walter Quevedo, NSC TV.










