A agência espacial norte-americana, a Nasa, lançou um novo desafio para solucionar um problema que existe desde as primeiras missões: reciclar os resíduos humanos no espaço. Para isso, a agência lançou o LunaRecycle Challenge, que pode pagar 3 milhões de dólares para soluções inovadoras para melhorar a sustentabilidade de missões lunares de longa duração. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

“Estamos buscando as abordagens inovadores do público para o gerenciamento de resíduos na Lua e pretendemos levar as lições aprendidas de volta à Terra para benefício de todos”, afirmou Amy Kaminski, executiva do programa Prizes, Challenges e Crowdsourcing da Nasa.

Iniciativas anteriores da agência focavam na redução de massa e volume de lixo, mas, agora, o objetivo é reciclar os resíduos usados nas atividades científicas e de exploração fora do planeta. Estas ações se tornam mais fundamentais a medida que a exploração espacial avança.

“A agência precisa de novas soluções para processar fluxos de resíduos inorgânicos, como embalagens de alimentos, roupas descartadas e materiais para experimentos científicos”, explica a Nasa, em nota.

Continua depois da publicidade

Como funcionará o desafio

O desafio LunaRecycle Challenge incentiva o design e o desenvolvimento de soluções de reciclagem que combinem baixo impacto, baixa massa e eficiência energética.

A competição será dividida em duas categorias:

  • Prototype Build Track, focado em projetar e desenvolver componentes e sistemas para reciclar um ou mais fluxos de resíduos sólidos na superfície lunar
  • Digital Twin Track, concentrado em projetar uma réplica virtual de um sistema completo para reciclar fluxos de resíduos sólidos na superfície lunar e fabricar produtos finais

Equipes poderão competir em uma ou em ambas as categorias, Cada uma terá uma bolsa específica de prêmios.

O desafio também pretende atender três necessidades tecnológicas:

  • Rastreamento de logística, vestuário e gerenciamento de lixo para habitação
  • Fabricação de peças e produtos no espaço e na superfície
  • Fabricação no espaço e na superfície a partir de materiais reciclados e reutilizados
  • Para se registrar no desafio da Nasa, os participantes devem preencher o formulário de Expressão de Interesse do Desafio LunaRecycle. Os envios por e-mail não serão considerados.

Continua depois da publicidade

Leia também

Após lançamento da Meta AI, usuários mostram respostas engraçadas e confusas de ferramenta no Whatsapp

Garis, pescadores e outros trabalhadores são homenageados em mural urbano de Balneário Camboriú