A magia do Natal chegou em Joinville com aproximadamente 90 mil pessoas reunidas bem no coração da cidade. O evento de abertura aconteceu nesse sábado e domingo, 14 e 15. Neste ano, serão 51 dias de programação gratuita em circuito montado nas praças da região central.

Continua depois da publicidade

A atração marcou oficialmente o início da programação do Natal na cidade. Durante o espetáculo de abertura, as famílias reunidas acompanharam a jornada da menina Francisca e de seus amigos, os já conhecidos personagens joinvilenses Fritz, Chineque e Chimia, em uma missão especial.

Veja fotos

Ao fim, o grupo reuniu as peças da chave mágica e acenderam as luzes do Natal em Joinville, abrindo oficialmente a programação. O espetáculo que já acontecia no palco, ganhou o céu, com fogos de artifício, e as ruas da cidade, agora iluminadas até o fim da programação natalina.

Segundo a prefeitura, no primeiro dia a abertura reuniu 44 mil pessoas. Já no domingo, cerca de 46 mil estiveram presentes para acompanhar o evento.

— Quando a gente pensa em montar o Natal, a gente pensa no nascimento de Jesus Cristo, em reunir as famílias. Fazer um espetáculo desse, que traz a emoção, que faz as famílias rirem, se emocionarem, estarem juntas, isso nos engrandece e fortalece a nossa cidade. É uma noite de muita emoção! — resume o prefeito Adriano Silva.

Continua depois da publicidade

A presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte, destacou o esforço para que seja cada vez mais uma atração para todos os públicos. 

— Essa é uma das premissas do Natal de Joinville: levar a magia do Natal para todos. Então, a cada ano a gente avança nas questões de inclusão e acessibilidade, com brinquedos adaptados, sala de acolhimento, visitas guiadas, intérprete de libras, atrações com audiodescrição — reforçou.

Programação do Natal de Joinville

As atrações natalinas deste ano vão ocorrer entre os dias 15 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, entre as terças-feiras e domingos, das 17h às 23h — com exceção da véspera de Natal e Ano Novo.

Neste ano, outra novidade chama a atenção: o bosque encantado, que vai funcionar no Museu de Imigração e Colonização. A Rua Rio Branco ganha um túnel de luzes de 70 metros de comprimento e a Casa do Papai Noel terá audiodescrição para trazer mais acessibilidade.

Continua depois da publicidade

O Mercado de Natal, na Praça da Bandeira, foi repaginado para a edição deste ano. Inspirado nos tradicionais mercados natalinos europeus, o espaço vai reunir empreendedores locais com opções de presentes, artesanato, decoração, produtos temáticos e diversas opções gastronômicas.

A Praça Nereu Ramos se transformará na Praça das Artes, com o Palco Cultural recebendo artistas, escolas e companhias independentes para apresentações de música, dança e teatro, sempre de quarta-feira a domingo.

A Travessa Bachmann vai receber mais uma vez a vila gastronômica, com mesas dispostas ao longo da via para trazer conforto para as famílias. Na Praça da Bandeira, ao lado do Terminal Central, vai funcionar a feira de artesanato, bastante tradicional no Natal de Joinville, com cerca de 23 comércios.

Já a pista de patinação e o carrossel, sucesso dos outros anos, serão mantidos. Ambas as brincadeiras são gratuitas, entretanto, a primeira acontece com horário marcado. As inscrições para a patinação podem ser feitas pelo aplicativo Joinville Fácil e pelo aplicativo do Natal da cidade.

Continua depois da publicidade

App do Natal

Neste ano, será lançado o App do Natal, que permitirá ao público acompanhar a programação, acessar o mapa do circuito e participar de uma experiência gamificada com recompensas para quem fizer check-in em todas as atrações.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira