Uma das novidades do Natal em Pomerode deste ano é um instrumento típico natalino europeu, inédito no país: o realejo eletromecânico. É um tipo de órgão feito manualmente, com 32 flautas em madeira, conhecido por tocar canções populares nos mercados de Natal da Alemanha. Além de uma trilha sonora exclusiva, a “Noite Estrelada” pomerodense também tem uma sala iluminada por centenas de estrelas em papel.
Continua depois da publicidade
A “Noite Estrelada”, também conhecida como “Nugali Sternennacht”, fica dentro do Mercado de Natal, localizado no Centro Cultural de Pomerode, e tem entrada gratuita. A programação natalina do município conta com oficinas, apresentações culturais e casinhas com produtos típicos natalinos à venda, quase todos produzidos localmente. O mercado, assim como todo o Natal em Pomerode, ficará aberto à comunidade até o dia 4 de janeiro, sempre entre quinta-feira e domingo. Às quintas e sextas, funciona das 16h às 21h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h.
O instrumento realejo típico usa peças mecânicas e “lê” códigos em rolos de papel para criar a atmosfera sonora típica dos mercados de Natal europeus. Já o realejo eletromecânico funciona com a mesma lógica, mas lê arquivos digitais enviados por um microcontrolador, que transforma os arquivos das músicas em sinais elétricos.
Assista ao vídeo
Saiba como é o realejo eletromecânico
Ivan Blumenschein, criador do realejo e sócio da Nugali Chocolates, explica que o ar para gerar o som é produzido por um compressor desenhado especialmente para o projeto, movido por um motor. A saída de ar para soprar a flauta correspondente a cada som é controlada por pequenas válvulas ativadas por uma corrente elétrica. O empresário constrói os realejos como hobby, um deles funciona a manivela e já até foi usado em apresentações em Pomerode.
Continua depois da publicidade









