Em Navegantes, nem os bichinhos de estimação ficarão de fora do Carnaval. A prefeitura divulgou a programação oficial do Carnavega 2026, que será realizado de 13 a 15 de fevereiro, e contará com blocos de samba, desfiles, bailes e diversas atrações que incluem até os pets, como o concurso de fantasias.

Continua depois da publicidade

A abertura oficial do evento será nessa sexta-feira (13), às 19h, com a inauguração da Vila do Samba Vilma de Souza Dias, que concentrará parte da programação. Às 19h30, a Sociedade Vera Cruz recebe o temático Baile Verde e Branco.

O Carnaval de Navegantes promete atividades e atrações variadas para todos os gostos e faixas etárias. No sábado (14), as atividades iniciam às 10h com o Concurso de Fantasia Pet. Às 14h, a Sociedade Sul América promove a matinê infantil Verde e Vermelho, com concurso de fantasias. A programação segue com desfile das escolas de samba, e baile durante a noite.

Já no domingo a partir das 14h, a Vila do Samba reabre as portas. Às 15h, a Sociedade Almirante Tamandaré promove o Baile Vermelho e Preto da Melhor Idade e concurso de fantasias. A última atração será o  Baile Azul e Amarelo, na Sociedade União, que encerra as festividades na cidade.

Confira a programação completa

Sexta-feira (13)

Continua depois da publicidade

  • 19h – Abertura da Vila do Samba Vilma de Souza Dias
  • 19h30 – Baile Verde e Branco (Sociedade Vera Cruz)

Sábado (14)

  • 10h – Concurso de Fantasia Pet
  • 14h – Matine infantil Verde e Vermelho com concurso de fantasias (Sociedade Sul América)
  • 17h – Esquenta para o Desfile das Escolas de Samba
  • 19h30 – Desfile dos blocos e escolas de samba
  • 22h30 – Baile de máscaras Branco e Vermelho (Sociedade 1º de Janeiro)

Domingo (15)

  • 14h – Abertura da Vila do Samba Vilma de Souza Dias
  • 15h – Baile Vermelho e Preto da melhor Idade com concurso de fantasias (Sociedade Almirante Tamandaré)
  • 20h – Baile Azul e Amarelo (Sociedade União)

Festa promete resgatar o Carnaval Raíz

Segundo a Prefeitura de Navegantes, o Carnavega deve remeter ao “Carnaval dengo-dengo”, evento tradicional e histórico da cidade. Durante a festa, personalidades que marcaram a história da festa na cidade serão homenageadas. Sociedades históricas onde o carnaval navegantino foi construído, como Vera Cruz, 1º de Janeiro, Almirante Tamandaré e União, serão homenageadas ao nomearem os tradicionais bailes de máscara, além de inspirarem as cores da decoração do evento.

Continua depois da publicidade

Já a Dona Vilma, cujo nome batiza a Vila do Samba, foi figura icônica do carnaval local e era moradora do bairro São Domingos. Ela atuou por 25 anos como porta-bandeira da Escola de Samba Unidos do São Domingos, fundada por sua família em 1980. A escolha de seu nome para a vila é uma forma de reconhecimento à sua contribuição histórica para a cultura da cidade.

O superintendente de Cultura de Navegantes, Marcos Montagna, destaca a importância do evento:

— O Carnavega 2026 marca um reencontro de Navegantes com as raízes do seu carnaval desde 1930. Estamos resgatando a essência da festa popular, valorizando os ritmos tradicionais, as baterias, os blocos, os bailes e a participação das sociedades e das escolas de samba que construíram essa história ao longo do tempo — afirma.