Um alerta vermelho para frio intenso em metade de Santa Catarina foi emitido pela Defesa Civil. Termômetros podem registrar até -5ºC entre as madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25). Também há possibilidade de neve e chuva congelada.
Continua depois da publicidade
As temperaturas baixas chegam após a passagem de uma frente fria, prevista para atuar entre a tarde de domingo (22) e a segunda-feira (23) com uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que avança sobre o Sul do Brasil. Isso provoca uma acentuada queda nas temperaturas e favorece a sensação de frio intenso a partir da tarde de segunda e, principalmente, nas madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25).
Veja fotos da neve que caiu no fim de maio em SC
As temperaturas mínimas devem atingir valores negativos no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, com registros que podem chegar a -5°C nas áreas mais altas. No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C. O cenário é de risco alto a muito alto para desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e até congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis.
Além do frio intenso, existe uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, especialmente entre a noite de segunda (23) e a manhã de terça-feira (24), em áreas de maior altitude. Isso ocorre devido à combinação entre a umidade da frente fria e a entrada da intensa massa de ar polar.
Outro fator que exige atenção é a formação de geada intensa e ampla nas madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25), que pode impactar setores como agricultura, transporte e saúde.
Continua depois da publicidade
O frio também vem acompanhado de vento forte no litoral. A atuação de um ciclone extratropical em alto mar intensifica os ventos de direção sul entre segunda (23) e terça-feira (24), provocando agitação marítima, com ondas de 2,5 a 3 metros e picos que podem chegar a 3,5 metros. O risco é moderado para atividades como pesca, navegação e esportes náuticos.
Cuidados com o frio intenso
A Defesa Civil de Santa Catarina afirma que está monitorando as condições e alerta que a população adote medidas de proteção, como o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade, animais e a correta utilização de aquecedores.
Em caso de emergência, acione a Proteção e Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Receba os alertas da Defesa Civil direto no seu celular. Envie seu CEP por SMS para 40199.
Leia também
Trânsito na Serra Dona Francisca, em Joinville, tem mudança a partir desta segunda
Pasta da Colgate com venda proibida causa reações adversas a mais de 1,2 mil pessoas
Céu de Praia Grande amanhece sem o colorido dos balões em dia marcado pelo luto
 
				 
                                     
                            
                            












