Os poucos flocos de neve que caíram na noite desta quarta-feira (19), em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, surpreendeu até mesmo meteorologistas. Isto porque o fenômeno, que é incomum para essa época do ano, havia sido descartado por especialistas mesmo com a onda de frio que atinge o Estado nesta semana.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

— Nós achamos que o frio era insuficiente, já que para a ocorrência de neve é preciso ter a umidade e um nível específico de temperatura, mas de alguma forma, mesmo pontual, acabou que foi suficiente [para nevar] — explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

O fenômeno ocorreu por conta do frio — a temperatura ficou em torno de 2ºC — e da umidade, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul. Além da neve, também foi registrada chuva congelada de forma moderada. De acordo com o morador Sérgio Felipe, que fez imagens do fenômeno, a chuva começou a cair por volta das 19h.

Continua depois da publicidade

Em 24 anos, esta é a quinta vez que o órgão estadual, que mede as condições climáticas no Estado, registra neve no mês de abril. A primeira ocorreu em 1999, depois em 2014 e por duas vezes em 2016. A equipe até tinha considerado a hipótese da passagem da neve nesta quarta-feira, porém tinha sido descartada por achar que as temperaturas não seriam tão baixas para a formação do fenômeno.

Conforme os dados da Epagri/Ciram, a menor temperatura foi registrada em Caçador, no Meio-Oeste, às 6h desta quinta-feira (20): 2,90ºC.

Vem mais neve por aí?

Ainda segundo Gilsânia, ainda não é possível prever quando a neve voltará a ser registrada em Santa Catarina. Porém, com a chegada de dias mais frios nos próximos meses, não está descartada a presença do fenômeno.

— Os meses que mais ocorrem [neve] são julho e agosto, que é quando tem mais chance de formação do fenômeno, mas pode ocorrer em qualquer mês que tenha a combinação [de frio e umidade] — explica.

Continua depois da publicidade

Na madrugada de sexta-feira (21), a temperatura mínima pode chegar a -1ºC na Serra, além de ter chance de formação de geada nas áreas altas do Estado, segundo a Epagri.

Como a neve se forma? 

A combinação entre frio intenso e a umidade contribui para a formação da neve. Vale destacar que esse fenômeno é mais comum em regiões de média e alta latitude, pois estão mais próximos dos polos do globo (Polo Ártico no Hemisfério Norte e Antártico no Hemisfério Sul).

neve em Santa Catarina é um fenômeno meteorológico corriqueiro no inverno.

Leia também:

SC tem amanhecer gelado com chegada da primeira onda de frio de 2023: “Se preparar com a lenha”

Frio no feriado leva turistas à Serra de SC e hotéis têm 80% de ocupação

Destaques do NSC Total