O espesso nevoeiro marítimo que cobriu Florianópolis na manhã desta terça-feira (6) fez o aeroporto da Capital fechar para pousos. Desde a noite de segunda (5), ao menos seis voos foram cancelados devido à condição.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
Por volta das 8h, o aeroporto informou que estava fechado apenas para pousos, e operando normalmente para decolagens. Durante este período, os voos que deveriam chegar em Florianópolis estão sendo encaminhados para outros aeroportos. Por volta das 8h50min, o aeroporto foi reaberto e passou a operar normalmente.
Os nevoeiros estavam previstos para esta terça, especialmente nas áreas mais próximas ao litoral, onde devem permanecer ao longo do dia e se intensificar ainda mais à noite.
Em Navegantes, o aeroporto segue fechado apenas para pousos, de acordo com a atualização das 10h50min. Sete decolagens foram canceladas, além de dois pousos. Um pouso teve o destino alterado. Às 13h30min, o terminal foi reaberto para operação normal.
Continua depois da publicidade
O que explica nevoeiro
Os nevoeiros marítimos que demoram mais para se dissipar são comuns no inverno e no outono, quando a superfície da água está mais fria e há uma massa de ar mais quente que o normal. Ao encostar na água, o ar mais quente causa a condensação. É como uma nuvem que se forma mais perto da superfície.
O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação é geralmente dissipado algumas horas após o nascer do sol, devido ao aquecimento da superfície, mas o marítimo pode levar mais tempo.
Leia também
Cidades da Grande Florianópolis amanhecem com 8,3 mil unidades sem luz
Quem era o fisiculturista que morreu após participar de competição em SC