Nada como um dia depois do outro. Depois que a fusão com a Honda naufragou, a Nissan anuncia uma ofensiva de renovações e novos produtos no mundo. Embora não tenha especificado o Brasil, onde a marca japonesa possui uma fábrica em Resende (RJ), de onde sairão nos próximos dias as primeiras unidades do novo Kicks, alguns modelos vendidos por aqui foram citados. É o caso do Versa, sedã compacto fabricado no México que muda ainda este ano.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Mais impactante é o anúncio de um inédito SUV subcompacto (de entrada), que será o terceiro modelo com produção em Resende, junto com o Kicks Play e o novo Kicks.

Outra novidade que nos interessa é o Sentra, sedã médio que será totalmente renovado e deve chegar aqui em meados de 2026.

Por fim, a picape Frontier, produzida na Argentina, terá facelift e atualizações importantes no sistema de infoentretenimento e em tecnologias avançadas de assistência ao motorista (Adas).

Continua depois da publicidade

Foco na eletrificação

Mais novidades também podem chegar ao Brasil. O elétrico Leaf chega à terceira geração e um novo formato: o elétrico transforma-se em um crossover espaçoso e familiar, com “melhorias significativas na aerodinâmica com uma arquitetura elétrica avançada”, segundo anunciou a marca.

Pela primeira vez, o modelo elétrico estará disponível com rodas de liga de 19 polegadas e teto panorâmico.

O novo Leaf, que será lançado este ano nos mercados europeu e norte-americano, é baseado na plataforma modular CMF-EV da Nissan, que promete muito mais autonomia do que o modelo que foi vendido até o ano passado no Brasil.

Veja imagens das inovações

Continua depois da publicidade

Outra inovação global será a terceira geração do sistema e-Power da Nissan, tecnologia que utiliza um pequeno motor a gasolina que alimenta um outro motor 100% elétrico para tracionar o carro. Entre as melhorias, 15% mais econômico em velocidades mais altas e menores níveis de emissões.

A terceira geração do sistema e‐POWER vai estrear no crossover Qashqai na Europa no início de 2026, e na sequência estará na próxima geração do Rogue (SUV médio) na América do Norte e uma grande minivan para o mercado japonês.

Quando a Nissan apresentou o e-Power no Brasil, em 2022, já havia demonstrado o interesse em lançar a tecnologia por aqui, e até com possibilidade dela ser convertida para motor flex ou só a etanol. Para se ter ideia, com um tanque de 30 litros de etanol, um veículo com o e-power é capaz de rodar mais de 500 km no modo elétrico.

A expectativa é que, em um primeiro momento, o e-power chegue no Brasil equipando o SUV X-Trail, mas apenas na versão a gasolina.

Continua depois da publicidade

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Nova Yamaha Ténéré 700 entra em pré-venda

Fiat lança linha 2026 do Argo: o que muda e os novos preços