O 50º desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Jorge Luiz de Borba, foi empossado, nesta quarta-feira, na sala de sessões do Pleno do Tribunal, na Capital. O irmão e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB-SC), Paulo Roberto de Borba e o pai, ex-desembargador e ex-presidente do TJ (1978 a 1980), João de Borba, fizeram parte da cerimônia.

Continua depois da publicidade

Em uma homenagem, o ex-presidente foi quem entregou a Jorge Luiz a medalha de Ordem ao Mérito – entregue a todos que são nomeados desembargador. Jorge Luiz afirmou, em discurso, que a nomeação representa a realização de um sonho. Confessou ter um desafio pela frente, uma vez que deixa a posição de quem advoga para assumir o papel de juiz, mas que irá superar as dificuldades com esforço.

O mais novo desembargador reafirmou o compromisso com a Justiça do Estado ao lembrar de uma faixa encomendada pela família logo que foi nomeado pelo governador Luiz Henrique, em junho, a qual dizia “A verdadeira Justiça é exercida por homens como você”.

Borba atuou por 30 anos como advogado

Borba, 52 anos, compôs a lista sêxtupla encaminhada pela OAB ao TJ. Em seguida, obteve 39 dos 44 votos possíveis junto ao Pleno do Tribunal e integrou a lista tríplice encaminhada ao Executivo. A nomeação foi definida pelo governador em 18 de junho.

Continua depois da publicidade

Natural de Blumenau, Jorge Luiz de Borba é graduado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduado em Direito do Trabalho pela mesma universidade. O mais novo desembargador atuou quase 30 anos como advogado.