O Norte de Santa Catarina está na rota de chuva intensa com rajadas de vento de até 60 km/h nesta terça e quarta-feira, 25 e 26. O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chega após a tempestade que castigou diversas cidades da região e provocou alagamentos e outros transtornos na segunda.

Continua depois da publicidade

O alerta publicado às 10h da manhã desta terça-feira (25) é válido para as próximas 24 horas. A previsão para a região é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, que chega acompanhada de ventos intensos (40-60 km/h). 

Veja estragos causados pela chuva na região Norte de SC

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Entre as cidades catarinenses que estão sob o alerta estão Joinville, Balneário Barra do Sul, Itapoá, São Francisco do Sul, Araquari, Garuva, Barra Velha e Massaranduba. Ainda, parte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também devem registrar chuva intensa.

Orientações do Inmet 

  • Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Continua depois da publicidade

Chuva esperada para 20 dias cai em poucas horas

Massaranduba e Balneário Barra do Sul decretaram situação de emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas nessa segunda-feira (24). Em Araquari, cidade também do Norte catarinense, foi registrado um acumulado de 149.8 milímetros de chuva, mais do que o esperado para um período de cerca de 20 dias em novembro.

Já Joinville, a maior cidade do Estado, registrou mais de 100 milímetros de chuva entre domingo (23) e segunda, o que causou estragos e cancelamentos de aula na região.

No Norte e Planalto Norte de Santa Catarina, as cidades que mais registraram volume de chuva foram Balneário Barra do Sul, Araquari e São Francisco do Sul, com 159.8 milímetros, 149.8 e 140.6, respectivamente.

A quantidade de chuva levou ao cancelamento de aulas, estragos em vias e mobilização de órgãos públicos. Em Balneário Barra do Sul, por exemplo, foi montado um abrigo em um ginásio para receber famílias afetadas pelo temporal. Cerca de 100 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 200 ruas registraram pontos de enchente.

Continua depois da publicidade

Já em Massaranduba, o cenário não foi muito diferente: mais de 40 casas precisaram ser isoladas e duas escolas estaduais também foram afetadas. A situação levou à suspensão das aulas da rede municipal de ensino durante esta segunda (24) e a terça-feira (25).

Em Araquari, apesar de chover o esperado para 20 dias em menos de 12 horas, não houve estragos significativos. A Defesa Civil registrou pontos de alagamentos nos bairros Centro, Areias Pequenas (Loteamento Casa Nova) e Itinga. A maré alta também contribuiu para o represamento da água.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira