Trinta bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentarão na Rússia neste sábado (6). Eles saíram de Joinville, no Norte do Estado, para comemorar os 25 anos da escola em um concerto de gala no palco mais prestigiado do mundo da dança, no Teatro Bolshoi de Moscou. O espetáculo inicia às 13h, no horário de Brasília, mas na cidade europeia já serão 19h.

Continua depois da publicidade

Intitulado “Gala Concerto — 25 anos da Escola Bolshoi no Brasil”, o espetáculo será conduzido por dois nomes que simbolizam a união artística entre Brasil e Rússia: o mestre Vladimir Vasiliev, consagrado como o Bailarino do Século XX pela Unesco, e a bailarina Amanda Gomes, formada pela instituição em Joinville e hoje primeira bailarina da Ópera de Kazan.

Veja fotos da visita do Bolshoi Joinville na Rússia

Dos bailarinos, 20 viajaram pela primeira vez para a Rússia — 17 fazem parte da Cia. Jovem Bolshoi no Brasil e três são jovens aprendizes. Os outros 10 atuam em renomadas companhias de dança russa, como Kazan, Samara, São Petersburgo e Perm, mas se formaram na escola de Joinville.

Como será apresentação

O programa será apresentado em três atos. Os dois primeiros trarão uma seleção de obras-primas do repertório clássico, pas de deux e solos, em homenagem ao legado da escola. O terceiro ato abrirá espaço à contemporaneidade, com a coreografia “Kaori”, criação de William Almeida, jovem coreógrafo e bailarino brasileiro formado pela Escola Bolshoi no Brasil.

William conta que estar na Rússia e poder dançar no palco do Teatro Bolshoi de Moscou é um sonho que ele imaginava que não pudesse se concretizar. Esse desejo iniciou quando ainda era um aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Agora, irá se apresentar como bailarino e coreógrafo.

Continua depois da publicidade

— Chegou o momento e a ficha ainda não caiu. É o sonho de todo bailarino estar aqui, pisar nesse palco. É muito diferente quando as pessoas perguntam para você: “você já esteve no Bolshoi em Moscou?” E você sempre fala: “não, nunca estive”. Agora muda um pouco e você vai poder falar: “sim, já estive e já dancei naquele palco histórico” — conta.

Para a escola, a noite de apresentação representa um marco histórico e um tributo à união cultural entre o Brasil e a Rússia, consagrada pela dança. Os bailarinos que visitam o país pela primeira vez ainda se surpreenderam com a beleza do local.

Giulia Mazzei, bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, conta que suas primeiras impressões do país foram boas, principalmente com relação à estrutura do Bolshoi.

— Eu acho que o primeiro impacto que eu tive quando cheguei na cidade foi arquitetura, porque é muito diferente do que a gente tem no Brasil, é algo que eu não estava acostumada — relatou.

Continua depois da publicidade

Confira ensaio dos bailarinos

Leia também

Conheça em SC o destino gelado que surpreende com fenômeno único no Brasil

Quanto Gato Preto gastou com bebidas alcoólicas em noite de acidente com Porsche em SP

Jovem de 18 anos morre e mulher fica ferida após capotamento no Oeste de SC