Seu Hartwig Blunck partiu aos 80 anos. Embora não esteja mais fisicamente entre nós, deixou uma semente plantada no coração da neta Nicoli Gassen. O “opa” foi a grande inspiração para a estudante de Odontologia, hoje com 24 anos, buscar uma vaga na realeza da Oktoberfest Blumenau. Não à toa, a jovem fez questão de citá-lo na final do concurso, na noite deste domingo (26).
Continua depois da publicidade
Nicoli, nascida em Indaial, relembra com emoção as vezes que o “opa” a levava para assistir aos desfiles na Rua XV de Novembro. De origem germânica, ele falava praticamente só em alemão dentro de casa, fazia questão de manter as tradições. Aí nasceu o desejo de representar a maior festa alemã das Américas. No ano passado, a jovem tentou uma vaga no trio, mas não deu certo. Desistir? Não.
Daquele dia em diante, começou a preparação para uma nova tentativa, garante:
— Vi como um degrau para ver o que eu precisava melhorar e entregar todo o meu potencial.
Veja fotos de Nicoli Gassen na final
Nova rainha da Oktoberfest Blumenau adiou sonho pela coroa até os “45 do segundo tempo”
Continua depois da publicidade
Todo o esforço deu certo. Na noite deste domingo (26), ao subir ao palco do Galegão para participar da final, simplesmente deixou o coração falar mais alto, mas sem deixar de lado as dicas que recebeu até de realezas das edições anteriores. No discurso, cheio de emoção, a voz só embargou ao falar do “opa”, personagem central no sonho que vivia no coração dela e agora se tornou realidade.
Nos momentos que antecederam o anúncio, além da oração, usou uma técnica:
— Fechei os olhos e fiquei me vendo receber a coroa. Quando aconteceu, parecia um Déjà vu.
Na madrugada, após receber o título de primeira princesa da Oktoberfest Blumenau 2026, um filme passou pela cabeça. Demorou a dormir, incrédula com o que tinha acontecido e com o peso da responsabilidade de levar o nome da festa para o mundo. Aliás, Nicoli e as companheiras de reinado já compartilham da ansiedade para começar as viagens e, claro, a chegada da 41ª edição da festa.
— Ainda não caiu a ficha. Era um sonho da vida — pontua.













